A NVIDIA confirmou hoje algo que já quase toda a gente sabia, graças ao submundo dos ‘leaks’. Afinal de contas, a gigante das placas gráficas anunciou há alguns minutos atrás que está prestes a lançar no mercado uma nova gama de placas gráficas RTX 30, completamente revistas, de forma a limitar a prática do mining.
Ou seja, uma nova gama que vai desde a RTX 3060 até à RTX 3080. RTX 3080? Então e a RTX 3090? Pois bem, RTX 3090 vai ficar de fora deste ‘refresh’. Tudo devido ao facto de ser a placa mais cara alguma vez lançado para o mercado de consumo tradicional, e como tal, os utilizadores devem poder fazer o que bem entenderem com ela.
Mas vamos por partes
- iPhone 13 vai ser interessante, mas também vai ser gordo
- A Samsung adora ver um iPhone a ter sucesso no mercado!
NVIDIA anunciou as novas RTX 30 LHR! É a luta contra o mining!
Portanto, todas as novas placas gráficas irão ser baseadas em GPUs revistos, que basicamente limitam a performance de todas as RTX 30 em mais ou menos 50% na prática do mining de criptomoedas.
Entretanto, de forma a ser possível diferenciar as novas placas dos modelos mais antigos, a NVIDIA quer meter a denominação ‘LHR’ na caixa e própria placa.
O que claro está, significa que todas as placas lançadas até aqui irão continuar a estar desbloqueadas para a prática do mining de Ethereum (o único algoritmo limitado pela NVIDIA). Ou seja, daqui a uns tempos, as placas mais antigas poderão valorizar de forma muito significativa, isto enquanto (esperemos), as novas LHR comecem a estabilizar os preços no mundo das placas gráficas gamer.
É exatamente isto que o mundo do PC Gaming precisa! Visto que na Europa, temos placas gráficas a serem vendidas 300% acima do seu valor recomendado. (Link)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!