Foi em Novembro de 2019 que a MediaTek lançou o primeiro chipset 5G, o Dimensity 1000. Desde essa altura chegaram muito mais e que apostam sobretudo numa excelente relação qualidade/preço. Agora e depois de no início do ano terem chegado os Dimensity 1100 e o 1220, eis que chegou a vez de ficarmos a conhecer o MediaTek Dimensity 900. Destina-se sobretudo a equipamentos gama-média.
MediaTek Dimensity 900: novo chipset para smartphones gama-média!
Assim como acontece com o MediaTek Dimensity 1100 e 1200 lançados no início do ano, o Dimensity 900 também é fabricado com a tecnologia de 6nm da TSMC. Possui um modem 5G integrado que suporta 5G NSA e SA, agregação de canais, Dynamic Spectrum Sharing (DSS) e suporte para VoNR.
O MediaTek Dimensity 900 é um processador octa-core que possui oito núcleos. Dois são ARM Cortex-A78 e operam a 2.4GHz. Existem também seis Cortex-A55 que funcionam até 2GHz. Entretanto destaca-se a presença de uma placa gráfica ARM Mali-G68. Este chip suporta memória LPDDR5 e LPDDR4x, bem como armazenamento UFS 3.1 e UFS 2.2.
Ao nível do suporte gráfico, o Dimensity 900 suporta uma resolução máxima de 2520×1080 pixéis e uma taxa de atualização de 120Hz.
No caso da fotografia não está nada mal servido. Isto porque é capaz de suportar sensores de 108 megapixéis. Para além disso suporta gravação de vídeo 4K HDR com redução de ruído e fotos de efeito bokeh com uma única câmara. Ou seja, o resto é feito com a ajuda da inteligência artificial.
O pormenor mais interessante é que este chipset vem com funções premium que normalmente só estavam disponíveis nos topos-de-gama. Nelas estão o suporte para o processamento de imagem Imagiq 5.0, suporte para Wi-Fi 6 e também para o motor de jogo HyperEngine.
Os smartphones com este novo processador devem chegar ao mercado ainda no segundo trimestre de 2021. De facto e olhando para as características não duvido que serão equipamentos bem interessantes.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!