A Samsung tem vindo a perder a sua participação em alguns mercados de smartphones para marcas chinesas. Isto está a acontecer em alguns países africanos, asiáticos e europeus. Por exemplo, no quarto trimestre de 2020, a empresa sul-coreana perdeu a pole position na Índia para a Xiaomi. Entretanto também perdeu a sua posição de número um em quatro países do sudeste asiático para outra marca de smartphones chinesa.
Smartphones: marca chinesa ultrapassa Samsung e não é a Xiaomi
De acordo com um novo relatório da Counterpoint Research, a Samsung perdeu a sua posição de número um no mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2021 em quatro países: Indonésia, Tailândia, Filipinas e Vietnam. A participação de mercado da empresa caiu de 22% no 1º trimestre de 2020 para 19% no 1º trimestre de 2021. A OPPO conquistou o primeiro lugar nesta região, com 22% de participação no mercado. Um total de 27 milhões de smartphones foram vendidos nos quatro países, com crescimento de 34% ano a ano.
O relatório afirma que os envios para distribuição da Samsung cresceram 20% em relação ao ano anterior, mas ainda assim perdeu o primeiro lugar. O terceiro, quarto e quinto lugares também pertencem a empresas chinesas. A Vivo detinha 16% do mercado, enquanto a Xiaomi e a Realme detinham 13% e 11% do mercado, respectivamente. A Apple ficou em sexto lugar nesses quatro países do sudeste asiático, com uma participação de mercado de apenas 6%.
Apesar de tudo isto a Samsung lançou muitos smartphones de gama média ao longo do ano passado, o que deverá melhorar a quota de mercado com o passar do tempo. No entanto, a empresa ainda está a perder participação de mercado para as marcas chinesas, já que os rivais oferecem especificações à partida mais interessantes por um preço mais baixo em comparação com os smartphones Galaxy.
Seja como for a qualidade tem um preço e o novo Galaxy A52 está muito bem equilibrado. Dito isto, quando começar a ganhar tração pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os smartphones chineses.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!