Mais de 40 procuradores-gerais nos Estados Unidos assinaram uma carta ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Assim querem que ele “abandone os planos de lançamento” do Instagram para crianças destinado a menores de 13 anos. Lembro que em março, o site Buzzfeed News noticiou que a empresa pretende construir uma versão do popular serviço de partilha de fotos. Isto dá à s crianças “a experiência mais segura possÃvel”. Mas pode não ser bem assim com a nova rede social Instagram Kids.
Instagram Kids: advogados querem parar esta rede social!
Resumidamente, a coligação de advogados diz que a plataforma proposta será “prejudicial para as crianças por inúmeras razões. Para além disso, o Facebook historicamente não conseguiu proteger o bem-estar das crianças na sua plataforma”.
Mais especificamente a procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, lÃder da coligação, afirmou que a plataforma representa um risco para as crianças. Assim coloca-as em “perigo”.
“Não só as redes sociais são uma ferramenta influente que pode ser prejudicial para as crianças que não têm a idade adequada, como este plano pode colocar as crianças diretamente nos caminhos dos predadores”, disse num comunicado. “Há demasiadas preocupações em deixar o Facebook avançar com esta ideia mal concebida. É por isso que apelamos à empresa para que abandone o lançamento. Temos de continuar a garantir a saúde e o bem-estar da nossa próxima geração e não só.”
A coligação argumenta que as crianças pequenas não estão preparadas para alguns desafios, como a privacidade.
Dizem também que existe o risco de os predadores poderem explorar as crianças de forma anónima, e também estão preocupados com o ciberbullying. Também revelam a sua desconfiança em relação ao Facebook, acrescentando que a empresa tem um “registo de não proteger a segurança e a privacidade das crianças”.
Entretanto resta-nos agora esperar pela posição do patrão do Facebook em relação a isto. O que eu acho que vai acontecer? Que esta rede social vai mesmo avançar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!