Apesar da crise de produção e níveis de stock incrivelmente baixos, a verdade é que a AMD foi capaz de impressionar em 2020 e 2021 no campo da performance. Aliás, é seguro dizer que ninguém estava à espera de uma oferta tão poderosa, especialmente depois de tantos anos de domínio por parte da NVIDIA, e uma gama de placas RTX 30 também ela capaz de impressionar.
No entanto, se acha que a arquitetura RDNA 2 (que deu vida às placas RX 6000 mas também aos GPUs da PS5 e Xbox Series X) impressionou, o melhor é mesmo preparar-se para o que aí vem com a arquitetura RDNA 3!
- Primeiras RTX 3070 e RTX 3080 ‘nerfadas’ estão a chegar!
- Oops!? Facebook admitiu derrota no tema ‘WhatsApp’
AMD Radeon RX 7900 XT vai ser 40% mais rápida que a 6900 XT
Portanto, enquanto a arquitetura RDNA 2 (7nm) ofereceu um aumento de performance muito significativo. Que claro está, ajudou a meter a AMD de volta nas bocas dos entusiastas no mundo das placas gráficas. A próxima RDNA 3 tem a grande missão de cimentar esta nova posição, ou de tentar meter a NVIDIA no bolso.
Afinal de contas, segundo novas informações, a RX 7900 XT vai ser pelo menos 40% mais poderosa que a atual (mas tão rara e cara) RX 6900 XT. Curiosamente, isto é o nível mínimo, a placa pode acabar por ser 60 ou 80% mais poderosa. Como? É simples, a nova geração de placas gráficas AMD Radeon já deverá ser baseada em chiplets, tal e qual como os processadores Ryzen e Threadripper. Além do aumento de performance, tudo indica que a AMD também está atrás de um significativo aumento na eficiência relativamente à agora velhinha arquitetura RDNA 2. (+50% de performance por watt).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? A AMD está a crescer em todos os mercados, será que vai ultrapassar a velha rival em 2020? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!