A Google anunciou que vai ativar em breve a autenticação de dois fatores, por defeito, em algumas contas. Como não é de estranhar o objectivo é garantir a segurança online dos utilizadores, mesmo aqueles que têm uma palavra-passe que consideram segura.
Google vai obrigar à autenticação de dois fatores! Veja como
De facto e quando se ouviu falar desta novidade pela primeira vez, as pessoas pensavam que seria apenas nas contas que a Google achasse estarem mal protegidas. Mas afinal, este não será um fator de selecção. Assim, pode ter a conta com a password mais segura do mundo e ainda assim poderá ver implementada a autenticação de dois fatores.
A Google afirma e muito bem que esta autenticação é a melhor forma de protegermos as nossas contas. Mesmo que a nossa password nunca tenha estado envolvida numa fuga de dados. Entretanto, uma segunda forma de verificação, quer seja por uma app ou SMS dá aos utilizadores a oportunidade de confirmarem se são eles que estão realmente a tentar entrar. A propósito disto, se utiliza a autenticação de dois fatores, talvez seja boa ideia usar uma app de autenticação. É que as SMS podem ser interceptadas.
Entretanto também é boa ideia utilizar um gestor de passwords para criar palavras-passe únicas. Afinal de contas, tudo o que nos possa ajudar a proteger é bem-vindo!
Entretanto não quer esperar pela Google e quer ativar já a autenticação de dois fatores? Nós explicamos.
A primeira coisa que tem de fazer é ir à gestão da sua conta Google. Pode aceder aqui. Depois de introduzir os seus dados e fazer login. Posteriormente quando chegar à janela de gestão de conta escolha a opção Segurança no menu do lado esquerdo. As imagens que apresento aqui são da versão desktop. Mas se estiver num smartphone ou tablet pode fazer tudo exatamente da mesma maneira.
Na nova página localize a secção Iniciar sessão no Google. Dentro dela vê a opção Validação em dois passos. Escolha essa opção.
Na nova janela clique em introdução. Entretanto, a seguir, terá de fazer login novamente.
Depois de introduzir os seus dados chega ao ecrã que mostramos abaixo. Entretanto vão aparecer os dispositivos que podem receber pedidos. Na prática são aqueles onde está autenticado com a sua conta Google. No meu caso é o iPhone, mas podia ser qualquer outro smartphone Android. Carregue em continuar.
Assim que carregar em continuar vai receber um pedido no seu smartphone. Apenas tem de dizer que sim. Nessa altura o início de sessão será aprovado.
Entretanto se perder o seu telemóvel ou se o seu segundo passo não estiver disponível, vai precisar de uma opção alternativa para aceder à sua conta do Google Fotos e Google em geral. Dito isto, basta configurar um número de contacto e escolher se quer que a verificação seja feita por Mensagem de Texto ou Chamada Telefónica.
Depois é so carregar em enviar. Isto depois de introduzir o número. Entretanto nessa altura recebe uma SMS com um código que deverá introduzir na plataforma. Assim a partir desse momento é so confirmar tudo e já está protegido. Assim pode ter a certeza que ninguém vai entrar na sua conta Google.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!