Esta guerra legal entre a Epic e Apple está a dar-nos a oportunidade de ter acesso a muita informação curiosa, que por acaso até vai muito além do domínio da Epic e da Apple, visto que já tivemos acesso a conversas entre responsáveis da Sony PlayStation, e claro, da Microsoft e do seu departamento Xbox.
Afinal, até ficámos agora a saber que a Microsoft não ganha, nem nunca ganhou dinheiro com a venda de consolas Xbox. Isto é mau? Nem por isso, este não é nem nunca foi o objetivo da empresa com as suas consolas. O dinheiro está nos serviços!
Sabia que as consolas Xbox nunca deram dinheiro à Microsoft?
Portanto, a Microsoft não só não ganha dinheiro, como vende cada unidade de cada consola Xbox abaixo do seu custo total de produção e desenvolvimento. A Microsoft NUNCA FEZ lucro com a venda de hardware no ecossistema Xbox.
Isto porque o grande objetivo do ecossistema Xbox é oferecer um pacote de experiências, e claro, a venda do hardware é crítica para depois fazer dinheiro com aquilo que realmente interessa, os serviços, que por sua vez trazem a ‘experiência’ para as mãos dos consumidores. Estamos a falar de serviços como o Xbox Live Gold e Xbox Game Pass.
Entretanto, a estratégia da Sony não é muito diferente, ainda assim, tudo indica que a PlayStation 4 já fez algum lucro à gigante Japonesa nos últimos anos no mercado. Já a Nintendo, o seu foco sempre foi fazer dinheiro com o hardware mas também com o software. Dito tudo isto, é inegavelmente muito interessante ver como cada gigante do mundo do gaming planeia a sua estratégia, e posteriormente colhe os seus frutos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Fazia ideia de toda esta situação? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!