Mesmo com a crise… A AMD está a apostar nas placas gráficas!

A atual crise de produção, aliada à loucura do mining, fez com que toda e qualquer placa gráfica de última geração se tenha esfumado à frente dos olhos dos gamers em 2020 e 2021. No entanto, isto não significa que não exista uma nova fornada de componentes a ser preparada, todos eles com um aumento de performance muito significativo!

Afinal de contas, os primeiros rumores acerca da arquitetura AMD RDNA 3 já começaram a chegar à Internet.



Mesmo com a crise… A AMD está a apostar nas placas gráficas!

rx 6700 xt

Portanto, segundo KittyYuko, o GPU AMD Navi 33 vai contar com as mesmas exatas especificações técnicas do atual GPU Navi 21. Ou seja, o GPU de média gama, que vai muito provavelmente dar vida a placas gráficas como uma RX 7600 XT ou similar… Vai oferecer a mesma exata performance das atuais topo de gama da AMD Radeon.

Assim, desta forma, tal como nas placas baseadas no GPU Navi 21 (RX 6800 XT), vamos ter 80 unidades de computação. Com cada uma delas a trazer 64 processadores stream para cima da mesa.

Entretanto, a versão ‘topo de gama’ RDNA 3, ou seja, o GPU Navi 31, já irá ser baseado no design MCM, com vários chiplets de 80 CUs dentro do mesmo pacote. Tudo isto baseado no processo de 5nm da TSMC, que por enquanto é quase um exclusivo da Apple.

Quanto ao lançamento, apesar de todos nós querermos novas placas gráficas em 2021, é provável que estes ‘monstros’ apenas cheguem ao mercado no fim de 2022, ou início de 2023. E se calhar é melhor assim… Visto que na altura já deverá ser possível comprar uma placa gráfica sem ter de vender um rim no mercado negro, ou ter de esperar semanas/meses por uma unidade em stock.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também