Ainda se lembra das vulnerabilidades Spectre e Meltdown que tantas dores de cabeça deram à Intel e AMD (na verdade, mais à Intel)? Tudo devido à queda na performance de vários modelos de processadores na altura? Pois bem, investigadores da Universidade da Virginia, California e San Diego descobriram três novas variantes Spectre! Que para serem anuladas ou mitigadas... Irão custar muita e boa performance aos utilizadores.
No entanto, como o seu aproveitamento no lado do atacante é tão complexo. É provável que não seja necessário corrigir o problema.
- Windows 10: acabe com os problemas no CPU com este update!
- Como impedir que o Windows 10 Defender envie ficheiros para a Microsoft
- Android: há uma ameaça perigosa a caminho de Portugal!
Spectre está de volta! Vulnerabilidade teima em ‘morrer’
Portanto, as novas vulnerabilidades estão presentes na cache micro-op, uma parte integral de todos os processadores AMD desde 2017 e processadores Intel desde 2011. É uma funcionalidade que basicamente aumenta a performance do CPU, ao armazenar vários tipos de instruções de baixo nível.
O defeito foi descoberto agora, porque tanto a Intel como a AMD não gostam de oferecer documentação detalhada. Especialmente quando estamos a falar de algo tão importante e específico acerca dos seus processadores.
No entanto, para existir um aproveitamento real destas especificidades do sistema, é necessário ter um acesso ao sistema de alto nível. Por isso pode respirar de alívio. Aliás, ao que tudo indica, nem a AMD, nem a Intel estão a desenvolver correções para estas novas vulnerabilidades.
Nem com descontos a Intel se consegue safar contra a AMD
Não é novidade para ninguém que a AMD está agora na mó de cima, com a Intel a correr atrás do prejuízo. Aliás, estamos numa altura do campeonato, em que a Intel até foi a última fabricante a lançar novos produtos! Entretanto já lhes baixou os preços, e nem assim foi capaz de criar o mínimo impacto no mercado.
Portanto, mesmo depois de uma queda de preços nos recentes Intel Core 11000. A AMD continua a dominar a tabela de produtos mais vendidos da gigante Amazon.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!