Se por ventura já andou a explorar os ficheiros do seu PC baseado no sistema operativo Windows, é provável que já tenha visto vários ficheiros .DLL, mas sabe o que são ou para que servem? Vamos tentar explicar.
Windows 10: Faz ideia do que é um ficheiro .DLL?
Portanto, de forma muito resumida, DLL significa Dynamic Link Libraries, sendo basicamente a implementação da Microsoft de uma estrutura de biblioteca partilhada.
Agora temos outra questão… O que é uma biblioteca partilhada?
Pois bem, a ideia por detrás de uma biblioteca partilhada, passa por disponibilizar vários recursos importantes para os developers. Ou seja, evitar que os devs tenham de reinventar a roda cada vez que trabalham num novo programa, ao oferecer várias funcionalidades já feitas, por defeito.
Por exemplo, vamos imaginar que um programador está a trabalhar num programa que precisa de aceder a ficheiros armazenados no SSD do computador. Esse trabalho já está feito! Em suma, a biblioteca partilhada serve para o ‘dev’ ter acesso a estas rotinas, sem ter de criar o seu próprio código.
Claro que o programador poderia criar as suas próprias rotinas, e alguns até o fazem. Contudo, todo o seu trabalho pode deixar de funcionar numa qualquer atualização do sistema operativo, ou seja, todo o esforço pode resultar em tempo perdido. Com o uso dos .DLL, a equipa de desenvolvimento poupa trabalho, e tem a garantia que as coisas irão funcionar com o SO, neste caso o Windows 10.
Entretanto, como deve imaginar, apesar do ficheiro .DLL ser um exclusivo Windows, a verdade é que as bibliotecas partilhadas são uma constante em qualquer SO. Apenas têm outro nome. Ou seja, podemos encontrar algo muito similar no Windows, Mac OS, Linux, Apple iOS ou Google Android.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!