Windows ‘Pirata’ vs Windows Genuíno: Se por ventura já anda no mundo dos PCs há alguns anos, deve ter a perfeita noção que a grande maioria do software utilizado pode ser ‘crackado‘ ou pirateado, o que claro está, inclui o Windows 10 da Microsoft. Aliás, é muito provável que o Windows seja um dos softwares mais pirateados de sempre, visto ser essencial, e por vezes, demasiado caro para o bolso dos consumidores.
Além disso, em boa verdade, em termos de funcionalidade e uso no dia-a-dia, não existem grandes diferenças entre a versão genuína do Windows e a versão pirateada. Curiosamente, até as atualizações funcionam normalmente.
Isto à primeira vista, porque existem mesmo algumas diferenças, nomeadamente na segurança a de todo o seu sistema. Ou melhor, na sua própria segurança, mas também na dos seus dados.
- Windows 10: como remover manualmente o último update!
- É provável que os Óscares tragam um aumento de pirataria em 2021
Windows ‘Pirata’ vs Windows Genuíno: Qual é a diferença?
Portanto, qual é a razão para tanta boa gente, incluindo organizações, optarem pela compra de licenças genuínas deste Sistema Operativo?
Pois bem, existem duas grandes razões.
Primeiramente, é ilegal usar, copiar ou distribuir versões pirateadas de software registado. Claro que é muito provável que nunca seja ‘caçado’. (Visto que a Microsoft não monitoriza isto muito bem.) Mas para uma organização, usar um Windows pirata é arriscado, e pode trazer problemas sérios a médio/longo prazo.
Além de tudo isto, que por si já é grave, também existem problemas no campo da Privacidade e Segurança num Windows pirateado. Afinal, quando instala uma versão pirata do Windows, que muito provavelmente não sabe de onde vem, e até que ponto foi modificada… Está potencialmente a dar acesso total a tudo e mais alguma coisa dentro do seu PC.
Ou seja, está a dar acesso a toda a sua informação pessoal, e possivelmente, informação do seu negócio ou negócios. Estamos a falar de informações bancárias, palavras passes da conta da sua empresa, e até fotos/vídeos seus e da sua família, etc… Além de tudo isto, o seu PC pode estar a ser utilizado para outras funções. Tudo isto sem você perceber! Como o mining de criptomoedas. Ou o uso do seu IP em negócios ilícitos, etc…
Em suma, pode acontecer muita coisa, sem você nunca ter ideia do que se passa realmente na sua máquina pessoal. Tudo porque está a usar uma versão não oficial do Sistema Operativo da Microsoft.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!