Como deve saber, quando a AMD lançou originalmente a sua gama de processadores Ryzen 3000 em 2019, introduziu também as motherboard X570, uma plataforma Premium que além de muita coisa nova, trouxe para cima da mesa o suporte ao standard PCIe 4.0! O que por sua vez possibilitou o uso de SSDs NVMe significativamente mais rápidos. Trazendo também o suporte às placas gráficas PCIe 4.0! (No entanto, por várias razões, ainda não existem grandes vantagens a tirar no campo gráfico.)
Entretanto, com a chegada dos Ryzen 5000 em 2020, a AMD optou por não lançar um novo chipset topo de gama. O que curiosamente os fãs adoraram, porque claro, estão completamente fartos da estratégia da Intel, de lançar 1 ou 2 plataformas diferentes todos os anos. (E por vezes, sem suporte entre si).
Mas calma! Parece que vamos ter um refresh às motherboards X570 em 2021, com a chegada do chipset X570S. O que curiosamente pode querer significar que os Ryzen 6000 podem estar atrasados devido à crise de produção de chips, e apenas irão chegar em 2022.
Motherboards AMD X570S? Refresh vai mesmo acontecer
Portanto, a AMD parece estar mesmo pronta a lançar um refresh para as suas motherboards topo de gama, que apesar de não trazer grandes novidades tecnológicas, vai ser mais eficiente, e sobretudo menos barulhento.
Inicialmente, quando este chipset apareceu na Internet, muitos pensaram que a AMD nunca iria apostar num lançamento em massa. Contudo, agora que já apareceu mais vezes, e tudo indica que a Gigabyte está a registar vários modelos junto da EEC, parece cada vez mais óbvio que o plano é agora lançar o novo chipset, para trazer uma lufada de ar fresco ao mercado, e provavelmente algum dinheiro para os cofres da AMD.
Infelizmente, ainda não fazemos ideia de quando é que estas boards irão chegar às prateleiras. Mas pelo menos já sabemos as diferenças entre os modelos X570 e X570S. Afinal, parece que o TDP baixou significativamente, ao ponto de já não ser preciso montar uma ventoinha em cima do chipset. O que claro está, significa um menor consumo, e menores níveis de ruído. Aliás, segundo os mais recentes ‘leaks’, o ‘S’ vem de ‘Silent’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!