A Google anda com muita atenção ao que o seu Sistema Operativo Android faz com as aplicações que não são muito utilizadas. Mas que por várias razões, acabam por ter um grande impacto na performance e autonomia do aparelho.
Afinal, mesmo não sendo utilizada… Qualquer aplicação pode consumir recursos essenciais do seu aparelho. O que obviamente irá piorar a experiência de utilização, especialmente se o aparelho for mais antigo, ou for de gama baixa.
Por isso, no Android 11 foi implementada uma funcionalidade com o nome de “auto revoke permission”. Que basicamente removia permissões a apps não utilizadas. E agora, no Android 12, a Google vai implementar uma extensão da funcionalidade! Que por sua vez ‘mata’ a aplicação, de forma a que esta não consuma quaisquer recursos.
- Memória (RAM e SSD) vai aumentar quase 30% até Junho.
- Faz ideia de onde veio o primeiro dinheiro da Apple?
O novo Android 12 vai ser mais amigo da bateria!
Portanto, se por ventura não utilizar uma app durante dois meses, o Android irá retirar todas as permissões, e agora irá também auto hiberná-la. Além disto, todos os ficheiros temporários são também removidos.
Ou seja, a app irá deixar de consumir quaisquer recursos no seu smartphone, seja RAM, ciclos de CPU, bateria e até armazenamento. Uma excelente adição, visto que muitos são os utilizadores que decidem instalar algumas aplicações, mas depois nunca mais lhe tocam, e estas andam a criar dificuldades na utilização do aparelho sem grande necessidade.
Entretanto, poderá encontrar a funcionalidade em Definições -> Aplicações com o nome de “Aplicações Não Utilizadas”.
Contudo, esta funcionalidade não está ainda confirmada para lançamento. Ou seja, está em teste na mais recente versão Developer Preview do Android 12. Mas isto não significa que vai fazer parte da versão final do OS. A Google adora fazer isto, implementar funcionalidades interessantes, e depois deixá-las para mais tarde.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!