Charles “Chuck” Geschke, cofundador da Adobe que ajudou a desenvolver o PDF, morreu aos 81 anos. “É uma enorme perda para toda a comunidade da Adobe. Também para a indústria tecnológica, para quem ele tem sido um mentor e herói durante décadas”, afirmou o CEO da Adobe, Shantanu Narayen. Assim é sem dúvida uma grande perda para o mundo da tecnologia.
Cofundador da Adobe e coinventor do PDF morre aos 81 anos
“Como cofundadores da Adobe, Chuck e John Warnock desenvolveram um software inovador. Na prática revolucionou a forma como as pessoas criam e comunicam”, disse Narayen. Assim “Chuck incutiu um impulso implacável para a inovação na empresa, resultando em algumas das invenções de software mais transformadoras, incluindo o PDF, Acrobat, Illustrator, Premiere Pro e Photoshop.”
Geschke doutorou-se na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh. Depois aceitou um emprego no Centro de Investigação Xerox Palo Alto. Aí conheceu Warnock. O casal deixou a Xerox em 1982 e fundou a Adobe. O seu primeiro produto foi o Adobe PostScript. Assim a linguagem de programação que ajudou a impulsionar a indústria editorial do ambiente de trabalho.
Entretanto Geschke foi diretor operacional da Adobe entre dezembro de 1986 e julho de 1994 e presidente desde abril de 1989 até à sua reforma em abril de 2000. Foi também presidente do conselho de administração da Warnock entre setembro de 1997 e janeiro de 2017 e foi membro do conselho de administração até abril de 2020, altura em que se tornou membro do conselho emérito.
“Nunca poderia ter imaginado ter um parceiro de negócios melhor, mais simpático ou mais capaz”, disse assim Warnock em comunicado. “Assim não ter o Chuck nas nossas vidas vai deixar um enorme buraco e aqueles que o conheciam concordarão todos.”
Além das contribuições na indústria tecnológica, Geschke também sobreviveu a uma tentativa de rapto em 1992.
Assim dois homens apanharam-no quando chegou ao trabalho uma manhã e prenderam-no durante quatro dias, exigindo resgate. Acabou por ser resgatado pelo FBI.
O Presidente Obama condecorou entretanto Warnock e Geschke com a Medalha Nacional de Tecnologia em 2009.
“Era um homem de negócios famoso, fundador de uma grande empresa nos EUA e no mundo, e claro que estava muito, muito orgulhoso disso e foi um grande feito na sua vida, mas não era o seu foco – na verdade, a sua família era”, disse a sua mulher Nancy Geschke, de 78 anos, ao Mercury News.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!