Caso não saiba, a PlayStation 5 permite a instalação de um segundo SSD NVMe PCIe 4.0 num slot lateral preparado para isso mesmo. Algo excelente, tendo em conta que a consola apenas conta com 825GB de memória interna pré-instalada de fábrica. (Que na realidade, depois do SO instalado, e aplicações essenciais instaladas, rapidamente se transforma em apenas 667GB)
Contudo, nem todos os SSDs irão ser compatíveis! Por isso, para evitar faltas de combatibilidade e bugs, a Sony implementou uma funcionalidades de segurança para evitar o uso de SSDs não certificados.
A PS5 tem uma funcionalidade de segurança contra alguns SSDs
Portanto, apesar de o slot existir, a Sony ainda não permite a instalação de SSDs no compartimento. Aliás, ainda nem sequer existe uma lista de SSDs compatíveis com a consola. Algo que apenas irá ser disponibilizado quando a gigante Japonesa resolver ativar a funcionalidade no firmware da consola.
Dito isto, mesmo que tente instalar SSDs que não constem na lista da Sony, a consola tem um mecanismo para se proteger e avisar o utilizador que o disco não irá funcionar. Sabe como? A consola simplesmente não irá ligar.
Entretanto, tudo indica que a expansão do armazenamento da consola irá ser cara, porque apenas a tecnologia mais rápida irá ser permitida. Ou seja, o SSD não deve ser apenas baseado no standard PCIe 4.0, tem também de ter a capacidade de chegar aos 7GB/s (ou mais) de velocidade de leitura.
Infelizmente, ainda não fazemos ideia de quando a Sony irá permitir a instalação de novos SSDs Internos. Mas pelo menos já pode ligar um SSD externo na consola, e instalar jogos PS4, ou mover jogos PS5, de forma a conseguir gerir melhor o escasso armazenamento interno da consola de nova geração.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!