O update de abril de 2021 para o Windows 10 já chegou e está a ser disponibilizado para quem tem a versão 20H2, 2004 e 1909. Ora logo à partida vem com uma correção para os erros de ecrã azul causados pelas impressoras. Resolve também problemas de desempenho e a barra de pesquisa do explorador de ficheiro está finalmente reparada.
Windows 10 update de Abril: estas são as novidades principais!
Para além disto, o update de Abril do Windows 10 vem com correções de segurança para cinco falhas de segurança e mais de 102 vulnerabilidades. 15 delas marcadas como críticas e 89 como importantes. Para além disso este update diz adeus para sempre ao Microsoft Edge Legacy.
Se está a com a versão 1909 não pode esperar mais! É que a sua versão vai deixar de ser suportada.
Quem está a na versão 1909 recebe o Windows 10 KB5001337. Pode fazer o download aqui caso não queira fazer através do Windows Update.
De acordo com a Microsoft, o suporte para o Windows 10 versão 1909 termina a 11 de Maio de 2021. Assim e faltando pouco tempo os avisos são mais frequentes.
Se está com o Windows 10 20H2 tem de descarregar a atualização de abril com o código KB5001330.
O KB5001330 é uma atualização de segurança e é descarregada automaticamente. Para os que estão na versão 20H2, esta atualização irá avançar o sistema para o Windows 10 Build 19042.928 e melhorar o Explorador de Ficheiros.
No entanto, se está a utilizar uma versão anterior à 20H2, mais especificamente a 2004, também vai ter direito a todas as correções de bugs que vêm nesta versão. Pode fazer o download aqui.
Quer dar uma nova vida ao seu PC e começar tudo do zero com uma nova versão? Talvez seja boa ideia e não é assim tão complicado de o fazer.
Neste caso a primeira coisa que terá de fazer é descarregar a versão completa do sistema operativo.
Lembro que uma imagem ISO é uma cópia setor a setor do DVD do Windows disponibilizada num único ficheiro. O tal ISO. Dito isto, é possível gravar esse ficheiro ISO para outro DVD, criar um pen drive de arranque ou extrair os ficheiros com um aplicação como o 7-Zip.
As imagens ISO são úteis, pois permitem a criação de uma imagem segura e fidedigna do Windows 10. Para além disso e se for mais especialista nestas andanças também pode usá-las para criar máquinas virtuais do Windows 10 usando Hyper-V, VirtualBox ou VMware.
A Microsoft recomenda usar a ferramenta de criação de multimédia do Windows 10 (MCT) para descarregar a imagem ISO mais recente ou criar uma pendrive. Mas há outro método, sendo que vamos falar dos dois.
Utilizar a Media Creation Tool para criar uma imagem
Em primeiro lugar visite esta página e carregue onde diz Faça o download da ferramenta agora.
Depois o ficheiro MediaCreationTool20H2 será descarregado. Quando o processo estiver concluído execute-o.
Assim que executar a aplicação terá de aguardar um pouco enquanto são feitos alguns ajustes.
Depois na próxima janela clique em aceitar
Depois vai surgir uma nova janela a dizer a preparar algumas coisas. Terá de aguardar um pouco.
Na nova janela que surgir deve escolher a opção Criar suporte de dados de instalação como mostra a imagem abaixo.
Agora na próxima janela há algumas opções a fazer ou então não. Se está a criar uma versão do Windows 10 para o seu PC então não mexa em nada e clique em Seguinte. Se por outro lado quer ajudar um amigo com problemas e necessita de outra arquitetura ou edição deverá tirar o visto de Utilize as opções recomendadas para este PC. Logo a seguir pode indicar o idioma, edição e arquitetura.
Logo a seguir será questionado sobre o que quer fazer. O objetivo deste tutorial é dizer-lhe como pode descarregar uma imagem ISO. Assim logicamente deveria escolher a opção Ficheiro ISO. No entanto se tiver aflito e necessitar mesmo de criar já um Pen drive de arranque escolha a primeira opção.
E pronto agora o Windows 10 será descarregado e no final vai obter ou a imagem ISO numa pasta ou a pendrive.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!