A NVIDIA aproveitou a GTC 2021 para falar um pouco sobre os seus planos a longo prazo, detalhando alguns lançamentos até 2025, onde até podemos ver uma nova aposta no mundo dos CPUs, que deve meter a Intel e AMD em bicos dos pés, em sobreaviso.
Dito tudo isto, parece também agora claro que não vamos ter qualquer refresh ou lançamento de placas completamente novas em 2021. O que muito provavelmente se deve ao impacto da pandemia da produção e distribuição de semicondutores.
Ou seja, é provável que não existam placas gráficas RTX 30 Super na segunda metade do ano, com a arquitetura ‘Ampere Next’ agendada apenas para 2022.
Dito tudo isto, será que a AMD vai aproveitar para lançar novas placas Radeon RX em 2021, de forma a tentar ficar à frente da rival em performance?
NVIDIA não vai lançar novas placas em 2021. Chance para a AMD?
Portanto, entre agora e 2025, a NVIDIA está a planear lançar seis novas gerações de produtos. Entre as quais podemos encontrar duas novas arquiteturas gráficas com datas de lançamento esperadas para 2022 e 2024. (Ampere Next e Ampere Next Next).
Ou seja, isto indica que a NVIDIA vai apostar tudo o que tem num aumento de produção e melhoria dos yields junto da Samsung para levar mais placas RTX 30 para o mercado. Um lançamento de grande sucesso, mas que está a ser manchado pelo atual estado do mundo do mining, e crise de produção de semicondutores.
No entanto, isto também traz uma nova oportunidade para a AMD, que no ano passado afirmou que iria lançar uma nova gama de produtos por ano. Será que a rival da NVIDIA vai avançar com novas placas gráficas de forma a aproveitar a ‘pausa’? Obviamente que a crise continua acentuada, e que não irá existir grande quantidade de produto. Contudo, a AMD pode fazer a jogada apenas e só para dizer que tem as placas mais rápidas do mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!