É inegável que o mundo das câmeras dedicadas está a passar por uma época de sofrimento, o que claro está, muito se deve à popularização do smartphone, e evolução da capacidade fotográfica deste aparelho multifacetado, em todas as suas gamas de preço.
No entanto, caso não saiba, normalmente quando se fecha uma porta, existe sempre a possibilidade de se abrir uma janela. É exatamente isto que está a acontecer, visto que várias marcas reputadas do mundo da fotografia, estão agora a aliar-se a grandes marcas do mundo dos smartphones, para continuarem na boca dos consumidores.
- A nova TV Xiaomi 4K 120Hz não consegue chegar aos 4K e 120Hz
- Bater no comando da TV faz com que este funcione. Porquê?
Fim das câmeras fotográficas? Ou nova era de inovação nos smartphones?
Portanto, a Huawei está agora a passar por algumas dificuldades no mundo dos smartphones, mas caso não saiba, muito do seu sucesso e crescimento absurdo no mercado Android, se deveu à sua performance fotográfica.
Telemóveis como o P20 Pro, Mate 20 Pro e P30 Pro, impressionaram forte e feio o mercado, e por isso, venderam que nem pãezinhos quentes. Curiosamente, a Huawei conseguiu estes feitos no mundo da fotografia, graças a uma parceria com a Leica.
No entanto, a Huawei nem foi a primeira a apostar neste tipo de parcerias!
Afinal de contas, a Nokia também fez muito sucesso no mercado de telemóveis no início dos anos 2000, ao fazer uma parceria com a Carl Zeiss.
Mais recentemente, tivemos o lançamento dos novos OnePlus 9, que curiosamente, são a primeira grande aposta da fabricante no mundo da fotografia mobile. Sabe como? Com uma nova parceria com a Hasselblad.
Pois bem, ainda mais recentemente, chegaram à Internet alguns rumores e ‘leaks’ de que a própria Samsung está a negociar um acordo com a Olympus, para tentar levar a sua performance fotográfica a um nível completamente novo.
Isto é extremamente curioso, porque a Olympus vendeu muito recentemente o seu departamento de desenvolvimento de câmeras digitais profissionais a um consórcio Japonês. Sabe porquê? A marca afirmou na altura que os recentes desenvolvimento na performance fotográfica do mundo dos smartphones arrasou completamente o mercado de câmeras dedicadas.
Ainda assim, é inegável que a Olympus continua a ter um extenso ‘know-how’ na captura e processamento de imagem, por isso, a Samsung apenas tem a ganhar com esta parceria.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que o futuro das marcas fotográficas está nos smartphones? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!