Passaram cerca de quatro anos desde que a Microsoft anunciou os planos de matar o Paint no Windows. Isto foi sempre algo que fez parte do Windows desde que o sistema operativo foi lançado em 1985. Entretanto isto deu origem a muita conversa por parte dos utilizadores, uma vez que várias pessoas gostavam dele. Assim, a Microsoft voltou atrás e disse que este simples programa iria continuar a viver mas na Microsoft Store.
Windows: o adorado Paint está de volta à Microsoft Store!
No entanto isto não aconteceu logo a seguir à revelação. Seja como for, o Paint vai continuar a fazer parte do Windows. A propósito disto, eis que ele apareceu finalmente na loja da Microsoft como foi descoberta por um site italiano.
Na descrição pode ler-se que sendo um favorito no Windows, o Paint é um poderoso e simples editor gráfico, mas neste momento é um programa que até já dispensa alterações.
Infelizmente neste momento a app não está disponível para download. Assim só é possível descarregar introduzindo um código.
No entanto isto vai mudar em breve e vai ser possível descarregá-lo a partir desta localização.
Entretanto e por falar em apps antigas há outra que pode também instalar. Falo do explorador de ficheiros do Windows 3.0 no Windows 10, nem que seja para experimentarem.
Para além do Paint pode instalar o explorador de ficheiros do Windows 3.0!
Este explorador de ficheiros chegou originalmente com o Windows 3.0 em 1990. Agora chegou ao Windows 10 e está disponível gratuitamente.
O nascimento do Explorador de Ficheiros
Em versões do Windows anteriores ao Windows 95 era necessário usarmos uma aplicação especial para copiar, mover e apagar ficheiros dentro do Windows. No Windows 3.0, 3.1 e por aí fora chama-se Explorador de Ficheiros ou em inglês File Manager.
A interface do explorador de ficheiros moderno é praticamente igual à da versão antiga. Assim também pode organizar ficheiros com botões que existem na barra de ferramentas, gerir drives e pastas e até formatar discos. No entanto, destaca-se por suportar Windows 64-bit, nomes de ficheiros longos e outras novidades como refere o site How To Geek.
Como obter o File Explorer clássico
A Microsoft mantém o Explorador de Ficheiros clássico como um projeto open-source sob uma licença MIT no GitHub. Assim pode descarregá-lo como um ficheiro único. Para além disso está disponível gratuitamente na Microsoft Store. Está disponível como Winfile.exe.
Entretanto só precisa de o executar e vai sentir que está novamente em 1990.
Numa altura em que o Retro está tão na moda, não me admiro que haja pessoas que depois de o experimentarem até achem piada. Mesmo que nunca o tenham visto na vida.