Aconteceu no passado fim de semana. O piloto do avião de carga de 18 anos, que devia ter aterrado no Aeroporto Simon Mwansa Kapwepwe, acabou por colocar o Boeing 737 no chão no Aeroporto Internacional Copperbelt.
Boeing 737 aterra por engano num aeroporto em construção
Mas há uma grande diferença entre os dois aeroportos. O Aeroporto Simon Mwansa Kapwepwe é um aeroporto internacional. É utilizado pela maioria das companhias aéreas em Ndola. Isto enquanto Copperbelt ainda está em construção. Assim não está atualmente em uso.
Sim, o Boeing 737-800 aterrou num aeroporto ainda em construção. Um vídeo partilhado no Facebook mostrou os trabalhadores perto da pista a gravar tudo com os seus telemóveis porque ninguém espera que um avião apareça do nada.
Logo a seguir outro avião estava a preparar-se para aterrar no mesmo aeroporto. No entanto, o piloto conseguiu dar a volta no último minuto e aterrou no aeroporto correto.
De acordo com os relatos, o novo aeroporto engana os pilotos devido às pistas orientadas nas mesmas direções que na antiga. Mas, é claro, as comunicações com a torre de controlo de tráfego do aeroporto deviam ter deixado claro que os pilotos sabiam tal e qual onde tocar no chão e por isso vai ser interessante ver como a Ethiopian Airlines explica o que aconteceu.
Pode ver o vídeo aqui.
Os trabalhos no novo aeroporto avançam a um ritmo acelerado, isto devido ao adiamento inicial devido à questão da saúde global. O aeroporto deveria estar pronto em meados de 2020.
A distância entre os dois aeroportos ainda é considerável. Apesar disso e tendo esta visão eles são de facto muito semelhantes.
Problemas acontecem mas de facto é necessário que as torres de controlo tenham mais atenção para evitar estes problemas. É que felizmente correu tudo bem. No entanto, podia ter corrido tudo muito mal.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!