É um robô? Com certeza já meteu um visto na caixinha do reCAPTCHA para confirmar que não era um robô correto? Até aqui tudo bem! Mas sabe que dados esta a fornecer acesso para ele analisar?
Sabia que o reCAPTCHA acede aos seus dados privados?
Portanto, caso não saiba, o reCAPTCHA é uma tecnologia da Google que está presente em vários sites e aplicações comuns no nosso quotidiano. Sites de lojas, plataformas de streaming. Aliás, aplicações de bancos, sejam eles chineses, americanos ou europeus, é provável que tenham essa famosa ferramenta da Google.
Dito isto, o principal objetivo do reCAPTCHA é anular o acesso a bots, que por sua vez acedem a vários tipos de sites ou aplicações com o intuito de criar trafego virtual e fazer ataques (levar o servidor abaixo com tráfego falso, por exemplo). Porém, sabe a que dados está a dar acesso só por clicar no quadrado branco?
Estou a dar autorização para que o reCAPTCHA verifique o quê?
- O que pesquisou;
- Os vÃdeos visualizados;
- As visualizações e as interações com conteúdos e anúncios;
- As informações de voz e de áudio quando utiliza funcionalidades de áudio;
- A atividade de compra;
- As pessoas com quem comunica ou partilha conteúdos;
- A atividade em sites e aplicações de terceiros que utilizam os nossos serviços;
- O histórico de navegação do Chrome que sincronizou com a sua Conta Google. (Afinal, é uma ferramenta Google)
Pois é, pensava que era apenas um clique que o reCAPTCHA ficava com certeza que não seria um robô? Pelos vistos, a ferramenta da Google acede a muitas coisas, e especialistas e crÃticos questionam realmente se a privacidade das pessoas não será mais importante.
Contudo, se não aceitar clicar e verificar o reCAPTCHA… Não poderá aceder a muitos dos sites que utiliza no seu quotidiano.
Em suma… É mais importante a privacidade das pessoas, ou o exagerado tráfego virtual que robôs podem fazer sem o reCAPTCHA? Deixe a sua resposta e opinião nos comentários!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!