Hoje em dia, os utilizadores adoram quando um aparelho consegue perceber e adaptar-se ao seu uso diário, otimizando tarefas, interfaces, etc… Tudo de forma a tornar a experiência mais robusta e rápida. Aliás, é por isso que temos cada vez mais empresas a apostar no IA e Aprendizagem Máquina.
Pois bem, parece a Microsoft está pronta a entrar ‘na festa’, ao lançar uma nova funcionalidade dentro deste campo. Que por sua vez irá ser capaz de otimizar o Sistema Operativo para o uso principal do PC em questão.
Mas, afinal… O que muda?
Windows 10: Sistema Operativo vai aprender com o uso do seu utilizador
Portanto, a Microsoft anda a testar uma funcionalidade denominada de “Device Usage“! Que entretanto deverá aparecer nas definições do Windows 10, sendo já uma parte integrante de algumas builds de teste do Windows 10.
Dito tudo isto, parece que o Sistema Operativo irá perceber qual é o seu uso primário. Sendo assim capaz de oferecer otimizações e sugestões ao utilizador. Tudo de forma a oferecer a melhor experiência possível.
Contudo, o Windows 10 já irá contar com alguns perfis pré-definidos, como:
- Gaming – Para descobrir novos jogos
- Família – Facilidade em se manter ligado
- Criatividade – Edição e Apresentações
- Escola – Projetos colaborativos, etc…
- Entretenimento – Ver vídeos, Web Browsing, Redes Sociais, etc…
- Negócios – Gestão de pessoas ou de negócios
Curiosamente, vai ser possível ter mais que um perfil ativo ao mesmo tempo. Contudo, ainda não fazemos ideia daquilo que o processo de otimização envolve. Segundo o que foi dito e ‘leaked’ até aqui, a Microsoft vai oferecer sugestões de ferramentas, jogos, ou apps. Ao mesmo tempo que personaliza várias opções dentro do Sistema Operativo.
Contudo, ainda não fazemos ideia se isto inclui otimizações de hardware para cada caso de uso.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!