Depois de vários anos com dificuldades de produção sérias, e uma completa incapacidade de dar o salto para novas tecnologias… Parece que a Intel está agora pronta a investir forte e feio para fazer exatamente o mesmo que a TSMC anda a fazer!
Ou seja, apostar no desenvolvimento e produção de processos extremamente avançados, e depois, disponibilizar esta mesma produção a clientes fora do espaço Intel!
Intel vai apostar 20 mil milhões de dólares para rivalizar com a TSMC
Portanto, a Intel vai entrar no mundo das foundrys ‘third party’ com o nome Intel Foundry Services (IFS)! Quem o anunciou foi o novo CEO da empresa, Pat Gelsinger, na passada terça-feira.
Estamos a falar de uma empresa que tem como objetivo, conseguir implementar um modelo de negócio muito similar ao da TSMC. Algo um pouco estranho, visto que recentemente, a Intel assinou alguns contratos com a TSMC, para dar uso a algumas das suas linhas de produção.
Entretanto, a Intel quer ser uma grande fornecedora de semicondutores para clientes Europeus e Americanos. Mas é inegável que o grande objetivo da gigante azul dos microprocessadores é mesmo puxar os muitos (e lucrativos) contratos governamentais, e claro, ganhar a confiança das empresas Norte Americanas.
Para conseguir tudo isto, a Intel vai investir 20 mil milhões de dólares, para montar duas fábricas no estado do Arizona. O que por sua vez irá dar origem a mais de 6000 empregos diretos durante a construção e aproximadamente 15000 empregos (locais) a longo prazo.
Em suma, enquanto a Intel se ‘safa’ com as linhas da TSMC, vai aproveitando o tempo ganha para se tornar numa rival gigante para a… TSMC, claro está. Hmm… Provavelmente, temos alguns executivos um pouco aborrecidos em Taiwan, neste exato momento.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.