Caso não saiba, a ASML (empresa Holandesa) é a grande responsável pela produção e desenvolvimento de grande parte do equipamento de litografia da indústria de produção de semicondutores.
Pois bem, pelos vistos, a sua equipa de engenharia acabou o desenvolvimento de novas películas EUV (Extreme Ultra Violet). Que entretanto, podem ser adaptadas a todos os processos mais avançados do mercado, como os processos de 7nm, 6nm e 5nm, trazendo consigo melhorias bastante significativas aos yields das linhas de produção. (Ou seja, uma menor taxa de defeito!)
- Comprar um PC é caro? O hardware fica obsoleto rapidamente?
- (Lançamento) POCO X3 Pro tem um preço bombástico (199€)
Resposta para a crise dos semicondutores chegou ao mercado!?
Portanto, este tipo de películas já é usado há várias décadas. Afinal de contas, são simples membranas ultrafinas para proteger o produto em certas partes da produção, impedindo que partículas se depositem nos substratos, que posteriormente podem levar a defeitos no wafer.
Dito tudo isto, as novas películas trazem um novo nível de proteção à produção EUV, e por isso, estamos a olhar para uma diminuição muito significativa nos custos, e ainda uma melhoria nas taxas de defeito… Ou seja, um aumento na produção!
Curiosamente, a ASML nem sequer está sozinha no desenvolvimento e posterior lançamento destas películas! Visto que outras concorrentes também estão prontas a lançar as suas soluções. Por isso, dentro em breve, todo o mercado de produção irá estar munido desta nova tecnologia! O que por sua vez poderá oferecer um muito necessário balão de oxigénio para aligeirar todos os problemas de produção e de escassez de chips.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!