Caso não saiba, a Intel aproveitou o início do ano para lançar a sua primeira placa gráfica dedicada no mundo das fabricantes OEMs, a Xe DG1, baseada no processo de produção de 10nm SuperFin.
Ou seja, uma placa gráfica que nunca foi pensada para ser enviada para as prateleiras, e ser um produto pronto para o consumidor final. Ainda assim, a ASUS meteu no seu site uma Intel Xe DG1 com uma solução de refrigeração passiva, que pode muito bem chegar às prateleiras para rivalizar com as GT 1010 e GT 1030 da NVIDIA! Contudo… A placa da Intel apenas funciona em duas motherboards.
ASUS já tem uma placa gráfica Intel! (Mas só funciona em duas motherboards)
Portanto, esta placa conta com um GPU Xe-LP DG1 com 80 EUs (640 núcleos), que curiosamente, nem é a especificação mais potente deste chip, visto que o GPU completamente desbloqueado chega aos 96 EUs (768 núcleos).
Entretanto, no campo da memória, a placa oferece 4GB de memória LPDDR4 a 4266MHz. Sim, LPDDR4, como é uma solução de gama baixa, não existe a necessidade de recorrer à muito mais rápida memória GDDR6.
Quanto às saídas de imagem, temos uma saída HDMI, uma saída DisplayPort e finalmente uma saída DVI-D. Como é uma placa de performance baixa, não é necessária alimentação extra.
Mas o que é realmente interessante neste produto, é que a placa ASUS Intel DG1 apenas pode ser montada em duas motherboards… A PRIME H410/CSM e Pro B460M-C/CSM. Duas boards, também elas de entrada de gama.
Se acha isto insuficiente… Tenha calma!
A Intel parece ter algo debaixo da manga, e um anúncio marcado já para o dia 26 de Março. Onde claro está, parece que vamos ficar a saber algumas novidades acerca daquilo que a gigante azul dos microprocessadores tem feito no campo gráfico. E desta vez, parece que já vamos falar de placas gráficas ‘como deve de ser’, para o mundo do PC Gaming.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!