Caso não saiba, a Micron e Intel começaram o desenvolvimento da tecnologia que mais tarde deu origem à memória 3D XPoint no distante ano de 2012. Aliás, a gama de produtos Intel Optane que chegou ao mercado em 2015, era e continua a ser baseada neste mesmo tipo de memória.
Curiosamente, na altura, a Micron estimou que estes chips iriam ser vendidos a metade do preço da memória DRAM. Isto ao mesmo tempo que seriam 5x mais caros relativamente à memória NAND Flash. Apostando forte e feio na memória, ao montar uma fábrica em Lehi no Utah.
A ideia por detrás de tudo isto, era criar um novo tipo de memória! Com o grande potencial de ser o futuro do mercado. Mas contando apenas com a Intel como vendedora principal, o projeto acabou por correr mal.
Afinal de contas, apesar do potencial da tecnologia, os preços altos, e aplicações limitadas da memória… Acabou por limitar seriamente a sua adoção no mercado.
Micron abandonou a memória 3D XPoint. Vai vender fábrica
Portanto, a Micron, muito provavelmente arrependida de todo o investimento feito até aqui, anda a ‘dissolver’ a parceria com a Intel. Aliás, o programa de desenvolvimento da memória 3D XPoint chegou ao fim em 2019, com a Micron a optar por comprar a parte da Intel, e posteriormente fazer um acordo com a gigante azul para a venda de wafers.
No entanto, as encomendas da Intel foram sempre extremamente reduzidas, e por isso, a fábrica é apenas e só um ‘sorvedor’ de dinheiro para a gigante da memória. Devido a tudo isto, a Micron decidiu avançar para a venda da fábrica, com vários interessados já em negociações. (Curiosamente, parece que a Intel está no lote!)
O que vai acontecer à memória 3D XPoint? Ainda não sabemos, mas uma mudança de rumo seria importante.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!