Vários fornecedores de Internet e ‘holders’ de direitos audiovisuais juntaram-se na Alemanha para ‘matar’ a pirataria de uma vez por todas. Estamos a falar de uma nova associação denominada de “Clearing Body for Copyright on the Internet“. Que se comprometeu a bloquear qualquer site pirata sem ser necessário ordem do tribunal.
Entretanto, as primeiras vÃtimas são ‘The Pirate Bay’, ‘Kinox’ e ‘S.to’.
Cerco está a apertar na Europa! Adeus pirataria?
Portanto, o bloqueio diretamente a partir do ISP tem sido o caminho a seguir pelas autoridades antipirataria nos últimos anos. Uma prática que já bloqueou milhares de domÃnios um pouco por todo o mundo.
Contudo, estes bloqueios foram sempre autorizados pelo Tribunal, até agora... Bem, mais ou menos, não é a primeira vez que são criadas associações como esta. Mas é inegável que a coisa nunca esteve tão organizada como agora.
Ainda assim, existe um ‘check’ antes do bloqueio andar para a frente! Na forma de um Comité constituÃdo por juris reformados. Que fizeram carreira no mundo dos direitos autorais. E que têm ainda de responder à BNetzA, de forma a ter a certeza que os bloqueios não vão contra a neutralidade da internet.
É exatamente por este comité existir, que pelos menos numa fase inicial… Apenas os sites mais categóricos irão ser analisados e posteriormente bloqueados.
Será esta a solução?
Mais ou menos.
É certo que estes bloqueios irão diminuir o volume de pirataria na Alemanha. Contudo, qualquer utilizador com acesso a uma VPN irá conseguir ultrapassar esta barreira numa questão de segundos. Ou ainda mais fácil (e mais barato), mudando os servidores DNS para os da Google ou Cloudflare.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!