Durante o dia de ontem, muitas foram as notícias a sugerir um ‘hack’ ao limitador de mining imposto pela NVIDIA nas suas mais recentes placas gráficas RTX 3060. Um limitador que supostamente deverá chegar a outros modelos GeForce, onde temos de incluir a ainda não lançada RTX 3080 Ti! Mas também as já lançadas e sempre esgotadas RTX 3070, 3080 e 3090.
No entanto, parece que afinal era tudo mentira, e que os miners Chineses estavam afinal a minar um outro algoritmo. Que claro está, por razões que apenas a NVIDIA poderá explicar, não está limitado.
É mentira! As RTX 3060 continuam limitadas no mining
Portanto, como deve saber, as muito recentes NVIDIA GeForce RTX 3060 chegaram ao mercado com uma limitação na BIOS, GPU e Drivers. Tudo para tentar afastar os miners do reduzido stock de placas gráficas.
Um esforço provavelmente em vão, porque primeiro, a limitação da NVIDIA apenas limita o mining de Ethereum, e segundo, a placa esgotou logo assim que chegou às prateleiras… Com muitas unidades a serem vendidas a mais do dobro do preço esperado originalmente.
Pois bem, mesmo com a limitação apontada a apenas a um algoritmo, sempre foi esperado que o mundo do mining tentasse ultrapassar o que a NVIDIA fez. Com vários relatos a afirmar que a coisa já tinha sido ultrapassada na China. Mas parece que os rumores eram afinal exagerados. Afinal de contas, o algoritmo utilizado foi afinal o Octopus e não o famoso DaggerHashimoto.
Entretanto, é esperado que esta limitação via software e hardware se estenda a toda a gama de placas gráficas RTX 30, de forma a garantir que as placas GeForce, vão parar às mãos dos gamers.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Qual é razão para o bloqueio de apenas um algoritmo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!