Temos muito boa gente impressionada com o facto de várias fabricantes de automóveis se terem visto obrigadas a parar a produção devido ao facto de não existirem semicondutores no mercado.
Afinal de contas, porque razão é que um carro precisa de semicondutores… Não é verdade? Pois bem, os automóveis são hoje em dia muito mais tecnologia que qualquer outra coisa. Ou seja, há muito que deixaram de apenas ser máquinas dependentes de um motor, um volante, pedais, combustível, 4 rodas e óleo.
Falta de semicondutores? Os carros já não só 4 rodas e um motor
Portanto, é obviamente bizarro ver notícias a mencionar que a escassez de semicondutores parou várias indústrias um pouco por todo o mundo, onde claro está, temos de incluir a indústria automóvel.
Um tema que rapidamente meteu muito boa gente a questionar o que raio se passa no mundo da tecnologia, e como é que uma escassez de componentes consegue parar uma das maiores indústrias do planeta.
Pois é, com o passar dos anos, até as indústrias mais afastadas da computação, começaram a adotar as mais variadas tecnologias para melhorar os seus produtos. Onde claro está, temos de incluir os carros, que nunca estiveram tão tecnológicos como agora, com cockpits que mais parecem retirados de um filme futurista, e vários tipos de ajudas de condução a serem implementadas em toda a gama, desde os modelos mais baratos, aos mais premium.
Mas não é só aqui que os semicondutores têm impacto… Afinal de contas, devido a esta escassez, a gigante americana GM decidiu lançar vários modelos ‘adaptados’ a uma nova realidade.
Muito resumidamente, a General Motors decidiu lançar algumas carrinhas pick-up sem um módulo de gestão de combustível. O que por sua vez, faz com que os consumos sejam significativamente superiores ao esperado para o modelo! (Menos 1~3KM percorrido por litro de combustível gasto.)
Ou seja, devido à falta deste componente, estas carrinhas vão gastar mais combustível para fazer a mesma exata distância. Entretanto, os modelos afetados são os baseados no motor GM 5.3L EcoTec3 V8.
Em suma, esta decisão é obviamente estranha. Mas foi algo que a marca se viu obrigada a fazer para não parar a produção.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!