Nos últimos tempos, tivemos ofertas de jogos como GTA 5, Star Wars Battlefront II, Batman Arkham Knight, e de forma bem curiosa, a Sony até ofereceu dois jogos brutais nos últimos dois meses, na forma de FF VII Remake e Shadow of the Tomb Raider.,
São jogos AAA que metem os jogadores loucos e basicamente sedentos de mais qualidade nas futuras ofertas. Mas também são jogos que levantam algumas questões… O que têm as plataformas a ganhar com tantas ‘ofertas’?
(Especial) As ofertas de jogos têm água no bico?
Portanto, a Sony e Microsoft já oferecem alguns jogos mensalmente há alguns anos. No entanto, é inegável que as ofertas aumentarem imensamente de qualidade nos últimos meses. Curiosamente na mesma altura em que a Epic Games Store começou a levantar ondas com a sua estratégia de oferta de jogos.
Muito resumidamente, isto não é por acaso. Aliás, nem é só a Epic Games Store que anda a oferecer jogos, temos também a IndieGala, a Humble Store e também a GOG. Contudo, como já deve ter reparado, a Steam não segue a mesma estratégia… Sabe porquê? É simples! A Steam é a líder de mercado, e não precisa de o fazer.
Ou seja, para chamar a atenção dos jogadores que se habituaram a comprar na Steam, a Epic Games Store teve de abrir os cordões à bolsa! Prática que foi rapidamente assimilada pelas restantes rivais, e que até teve repercussões no mundo das consolas. (Afinal de contas, apesar de o mundo das consolas ainda ser muito mainstream que o do PC, a verdade é que é muito difícil bater jogos de qualidade grátis.)
Oferecer jogos dá dinheiro?
Já ouviu falar da expressão ‘Dinheiro chama dinheiro?” Muito resumidamente, esta é a máxima que a Epic Games Store está a seguir, deixando muito dinheiro para trás, ao mesmo tempo que prepara o terreno para ganhar muito mais relativamente ao que investiu até aqui.
Afinal de contas, além dos jogos de oferta, a Epic também oferece aos developers uma fatia muito mais apelativo do bolo. O que claro está, fez com que vários estúdios começassem com uma guerra com a Steam/Valve, e também levou a que vários acordos de exclusividade fossem assinados com a Epic.
Entretanto, no lado da PlayStation e Xbox, ter boas ofertas mês após mês, faz com que os jogadores fiquem satisfeitos e sintam que o dinheiro da subscrição está a ser gasto. Ao fim ao cabo, estes jogos já não são bem uma oferta, mas sim uma compensação pela ‘lealdade’.
Em suma, o objetivo destes serviços é muito similar ao da Netflix, manter os consumidores conectados à plataforma. E pelos vistos, a missão está a ter sucesso, visto que a Epic Games Store já chegou aos 56 milhões de utilizadores ativos! O que é obviamente muito baixo relativamente aos 120 milhões da Steam, mas representa um salto brutal comparativamente aos 32 milhões de 2019.
Desta forma, ao mesmo tempo que chama jogadores para a plataforma, a Epic também aumentou imensamente o seu catálogo de jogos, e claro, também as receitas mensais.
As ofertas têm água no bico?
Claro que sim! O objetivo é ganhar consumidores pagantes a médio/longo prazo, o que irá acabar por pagar todos os investimento feitos até aqui. Ainda assim, temos de dizer que a estratégia está a funcionar, porque a Epic Games está a oferecer jogos de muita qualidade, com uma média de 77 pontos no Opencritic.
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