Ao que tudo indica, o acesso ao Smart Access Memory ficou agora um pouco mais fácil, visto que depois de a Intel e NVIDIA terem entrado na corrida, a AMD decidiu abrir os portões da sua funcionalidades aos super populares Ryzen 3000, que por várias razões, tinham ficado de fora do lançamento original.
Muito resumidamente, o Resizable BAR vai chegar aos Ryzen 3000! Mas o que é isto?
Muito resumidamente, é uma funcionalidade do standard PCIe, que permite ao processador ter acesso à totalidade da memória da placa gráfica. É uma novidade que em alguns casos melhora drasticamente a performance em jogo. (Depende do jogo, visto que em alguns acaba por piorar a performance).
AMD vai levar benefícios do Smart Access aos velhos Ryzen 3000
Portanto, a AMD acabou de anunciar que a tecnologia vai deixar de ser exclusiva dos ainda muito recentes Ryzen 5000. Exclusiva? Sim! Caso já não se lembre, inicialmente, tinha de ter um CPU Ryzen 5000, uma board X570 e uma placa gráfica RX 6000 para ter acesso a todas as potencialidades da tecnologia.
Contudo, a NVIDIA e Intel foram muito rápidas a analisar a funcionalidade, e a anunciar que em boa verdade, o Smart Access Memory, era afinal algo que já estava presente no PCIe há vários anos. E que claro está, iria chegar às placas gráficas RTX 30, e grande maioria dos processadores Intel em 2021.
Dito tudo isto, com o suporte dos ‘velhos’ Ryzen 3000, a AMD está a prometer um aumento de performance à volta dos 16%. O que é realmente muito curioso, visto que inicialmente, tanto a AMD como a NVIDIA, prometeram ~10%. Entretanto, alguns especialistas conseguiram aumentar o desempenho em certos jogos, em mais de 20%, o que é simplesmente fenomenal.
Contudo, este aumento não é ‘certo’. Ou seja, nem todos os jogos irão tirar partido da tecnologia… Aliás, alguns até podem ficar mais lentos. Por isso, a NVIDIA decidiu testar e ativar a funcionalidade ‘caso a caso’ através das suas drivers.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? A atualização para a introdução da funcionalidade nos velhos CPUs já começou a ser distribuída pelos fabricantes de motherboards. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Fonte
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!