Felizmente ou infelizmente, parece que as tensões entre a China e Estados Unidos vieram para ficar, isto mesmo com uma nova administração no lado Americano. Por isso, as empresas tecnológicas Chinesas estão agora a optar por tecnologias mais antigas, de forma a fugir das muitas imposições e sanções Norte Americanas.
Afinal de contas, como deve saber, várias fabricantes ficaram mesmo com a corda ao pescoço com as sanções Americanas, onde claro está, temos de salientar a Huawei.
Contudo, ao que tudo indica, a China parece não precisar de estar na vanguarda tecnológica, pelo menos em todas as aplicações. Por isso, está agora a virar-se para hardware de produção de semicondutores, que na opinião de muitos especialistas, está completamente obsoleto.
China está a comprar máquinas usadas para produção de semicondutores
Portanto, além das tensões entre a China e os Estados Unidos, o mundo está também a lidar com uma escassez nunca antes vista de semicondutores (de quem é a culpa? do COVID! mas já falaremos sobre isso). O que claro está, também resultou num aumento na procura por material de produção de semicondutores, que em alguns casos, está a apanhar pó em armazéns há vários anos.
Equipamento esse que na opinião de vários especialistas, está completamente obsoleto, e que não tem qualquer valor de mercado… Ainda assim, está a ser vendido a preços incríveis, com algumas máquinas a chegar ao milhão de dólares.
Para ter noção do que está a acontecer, a China está a comprar 90% de todo o stock de produção litográfica. Maquinaria essa, que na maioria das vezes, apenas é capaz de oferecer wafers de 200mm, em vez dos mais modernos processos que oferecem wafers de 300mm. A procura é tão alta, que algumas empresas (como a Canon), voltaram a lançar equipamento pensado para processos de 200mm, 9 anos depois de os ter removido do mercado.
Entretanto, apesar de ser uma jogada estranha, o caminho para resolver os problemas de stock e produção pode estar mesmo escondido nesta estratégia. Afinal de contas, nem todos os produtos precisam de ser baseados na melhor e mais avançada tecnologia do mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!