(Especial) A guerra da NVIDIA contra o mining é treta!

Como deve saber, a NVIDIA decidiu limitar a performance da nova RTX 3060 em ambientes de mining, uma estratégia que deverá ser alargada a toda a gama de placas RTX 30 (As já vendidas não entram neste ‘pacote’). Além disto, a NVIDIA também prometeu lançar uma gama de processadores focados para a prática do mining, de forma a garantir que as placas gráficas Gaming… Bem… Vão para os gamers.

Pois bem, isto é tudo muito bonito! Pena é ser tudo treta.



(Especial) A guerra da NVIDIA contra o mining é treta!

nvidia, Nvidia Problemas

Portanto, sim, a NVIDIA limitou realmente a performance da RTX 3060, contudo, apenas o fez no mining de Ethereum… Ou seja, a placa gráfica é ainda extremamente lucrativa noutros algoritmos, com muitos miners a fazer 6~7€ por dia com uma única RTX 3060.

NVIDIA, não saibas que existem mais algoritmos? Se é possível identificar o mining de ethereum, por que não limitar todo o tipo de mining?

NVIDIA, Ampere

Como se isto não fosse suficiente, a gama de processadores CMP é também basicamente um não assunto, visto que estas placas gráficas para mining são baseadas em GPUs Turing.

Ou seja, a mesma arquitetura que deu vida às RTX 20 e RTX 20 Super. Uma arquitetura que em relação à mais recente Ampere pode realmente ser mais eficiente, e que até é bastante lucrativa, mas que claro está, fica muito atrás na performance de computação propriamente dita.

Além de tudo isto, temos ainda de ter em conta que estas placas gráficas Mining não podem ser revendidas quando o mundo do mining ficar menos lucrativo, visto não terem qualquer output de imagem, e contarem com uma solução de cooling mais fraca.

Afinal, caso não saiba, todos os miners vendem as suas placas quando o mercado ‘crasha’, ou precisam de mudar para hardware mais recente. É uma fonte de receita que fica anulada com esta estratégia da NVIDIA.

Conclusão

Tudo o que a NVIDIA anunciou irá ter ZERO impacto no mundo das placas gráficas. Por isso, se está à espera de comprar uma RTX 30 em 2021… É melhor preparar-se para continuar a usar o iGPU do seu processador, ou placa gráfica velhinha do seu antigo PC.

Porque até 2022, vai ser isto. (A não ser que a Bitcoin ‘crashe’, claro está.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também