Se por acaso estava à espera de melhorias no mercado de placas gráficas ainda em 2021, pode começar a tirar o cavalinho da chuva! É que muito provavelmente, a escassez de materiais e dificuldades de produção irá continuar durante todo o ano… Por isso, se quer uma placa gráfica nova, é provável que apenas o vá conseguir fazer em 2022.
Será que nessa altura já temos as Radeon RX 7000, RTX 30 Super ou RTX 40?
Nota do Redator: Anda com medo que a sua placa dê o berro de um momento para o outro? Eu também! Já viu os preços da atual gama de placas no mercado? Se não viu, o melhor é mesmo não ver, não apanhe esse susto!
Placas gráficas em 2021? Comece já a poupar para as RTX 40!
Portanto, entre scalpers, miners, novas consolas, escassez de memória, COVID a fechar fábricas e a arruinar linhas de distribuição, e ainda problemas com as próprias fabricantes de semicondutores, tudo indica que a procura por chips está 10~30% acima daquilo que a indústria é capaz de oferecer.
Se por ventura não sabe como as coisas funcionam, a TSMC e Samsung precisam de produzir milhões de GPUs para dar vazão a toda a procura. Um processo que poderá demorar entre 3 e 6 meses, só para meter os chips nas mãos da NVIDIA e AMD. (Que posteriormente ainda têm de ser distribuídas às diferentes parceiras AiB.)
Curiosamente, a própria CEO da AMD já tinha afirmado que muito provavelmente, a normalidade apenas voltaria com a nova gama de produtos em 2022. E pelos vistos, tinha toda a razão do mundo… Afinal de contas, parece que só vamos ter placas gráficas nas prateleiras, quando o COVID terminar de uma vez por todas, e todas as limitações impostas pela pandemia comecem a desaparecer.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!