(Especial) NOS, MEO e Vodafone andam a cortar na Internet?

Caso não saiba, com o novo estado de emergência, os ISPs (fornecedores de Internet) têm agora autorização para limitar a sua Internet caso exista realmente necessidade disso. Tudo de forma a garantir que as comunicações entre o governo, saúde e autoridades, não passe por quaisquer tipos de dificuldades.

Entretanto, quando falamos em limitação, estamos-mos a referir a situações como uma baixa na qualidade da imagem ou resolução dos mais variados serviços de streaming como a Netflix ou Disney+. Ou também, uma maior dificuldade na ligação aos servidores dos vários jogos online mais populares, como o League of Legends, World of Warcraft, CoD: Warzone, ou CS:GO.

Dito tudo isto, tem notado mais dificuldades na ligação à Internet nos últimos dias? É o único no seu grupo de amigos com lag no League of Legends? Pois bem, existem maneiras de saber se o seu ISP está a limitar a sua Internet.



NOS, MEO e Vodafone andam a cortar na Internet? Há maneiras de saber!

meo, vodafone, nos

Portanto, nos últimos dias temos tido alguns relatos de problemas na ligação à Internet, especialmente nos jogos online. Aliás, um dos nossos editores tem tido dificuldades tremendas em jogar à noite, visto ter um lag inexplicável, apesar de o próprio jogo dizer que a ligação está normal e estável. Uma situação que foi curiosamente resolvida pelo uso de um VPN. (Ou seja, o problema não está na Internet, mas sim nos servidores do ISP).

Por isso, vamos tentar ajudar ao oferecer ferramentas capazes de referir se o seu ISP está a fazer “throttle” à sua ligação.

Antes de mais nada, é preciso entender o que está a acontecer… O que é uma limitação na ligação à internet? Uma ligação mais lenta que o esperado pode derivar de vários fatores, como throttling do ISP, congestão do sinal, demasiadas pessoas ligadas à mesma rede, etc…

Como é que posso perceber o que está a acontecer?

Uma boa ideia passa por instalar a popular app Speedtest (by Ookla) da App Store ou Google Play Store. Mas ignore o teste tradicional que irá aparecer no ecrã, e opte pela tab Video que pode ver na parte debaixo do ecrã.

Pois bem, se o resultado demonstrar baixa resolução, é sinal que o seu sinal de Internet está a ser limitado, ou então, que tem algum problema na rede que deve ser resolvido o quanto antes.

No meu caso, que tenho a MEO como ISP, tudo parece estar normal, ora veja:


Está com problemas na Internet? Partilhe connosco o que se passa nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também