O impacto total da decisão da Apple ainda não está aparente! Ainda vai acontecer muita coisa, o que claro está, vai fazer com que a AMD e a Intel ainda tremam um bom bocado.
(Especial) Qual é o impacto da Apple no mundo dos processadores?
Portanto, antes de mais nada, a Apple não produz processadores “tradicionais” como a AMD ou a Intel, produz SoCs (System on a Chip), que como o nome indica, consistem num sistema completo num só chip.
Dito tudo isto, na altura do divórcio com a Intel, a Apple prometeu uma família de processadores completa para a sua gama de computadores Mac. Ou seja, o Apple M1 é apenas o primeiro processador de uma gama gigantesca, que apesar da sua performance extraordinária e autonomia de bateria sem rival, é uma alternativa de gama baixa, pensada para dar vida aos portáteis mais baratos como o MacBook Air ou MacBook Pro de 13”.
Qual é (ou vai ser) o impacto desta decisão para a indústria?
A indústria está em silêncio, mas está atenta ao sucesso do M1 da Apple. Aliás, o poder do novo processador ARM da gigante Norte-Americana nem é grande novidade para o mercado tech, visto que os SoCs ARM que têm dado vida aos iPhones, iPads já andam a rivalizar com as ofertas da Intel e AMD há vários anos.
Ainda assim, parece que muitos especialistas não esperavam uma passagem para o mundo dos computadores tão rápida e tão poderosa. Visto que muitos pensavam que os workloads do mundo desktop iriam ser demasiado pesados para o simples chip ARM… Pois bem, estavam errados! Mesmo em modo de compatibilidade, o M1 está a impressionar, e claro, a coisa poderá ficar ainda mais interessante quando o M1X chegar daqui a alguns meses.
Curiosamente, com a aposta da Apple, várias gigantes começaram a olhar para o ARM com outros olhos!
Neste grupo podemos salientar a Microsoft, mas também a AMD, que aparentemente, além dos seus esforços no mundo X86, também está a brincar um bocadinho com a arquitetura ARM. Além destas duas gigantes, temos ainda a Qualcomm pronta a apostar a sério no mundo dos computadores com os seus SoCs Qualcomm Snapdragon.
Conclusão
O impacto da recente estratégia da Apple ainda não teve nem metade do seu potencial impacto na indústria tecnológica. Assim, muito resumidamente, é inegável que a Apple tem a vantagem do seu lado… Contudo, se está à espera que as rivais da empresa deixem a maçã trincada fugir sem qualquer concorrência, está muito enganado.
O ‘all-in’ da Apple tem o potencial para mudar a indústria de uma forma muito significativa. Com os primeiros efeitos a serem sentidos já em 2021. Algo que deverá resultar em aparelhos mais rápidos, e menos sedentos de energia para todos nós.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!