A RTX 3060 é agora a primeira grande barreira que os miners encontraram no mundo do mining de criptomoedas via placas gráficas. Afinal de contas, a NVIDIA decidiu limitar a performance da nova placa gráfica, ao implementar uma espécie de algoritmo capaz de identificar a situação em que está a ser utilizada.
Ou seja, se a placa estiver a correr um jogo, oferece todo o seu sumo ao utilizador, mas se estiver a minar, a sua performance cai para metade. O que claro está, é uma medida que serve apenas e só para afastar os miners do stock desta placa, que entretanto deverá chegar às lojas nos próximos dias. (Lançamento dia 25)
NVIDIA não vai limitar performance das placas já vendidas
Portanto, como deve imaginar, esta estratégia da NVIDIA deverá estender-se a mais placas, num esforço para garantir que as placas gaming, vão mesmo para os gamers.
Contudo, se por acaso pensa que isto inclui as placas já vendidas, está muito enganado. A NVIDIA quer mudar as regras do jogo, mas também não quer enganar quem comprou já investiu dinheiro a sério em hardware.
Dito isto, de forma bastante curiosa, este limitador não parece estar presente apenas nas drivers!
Visto que um dos executivos da NVIDIA já veio a público dizer que existe um ‘handshake’ entre as drivers, BIOS e hardware da placa. Por isso, a não atualização das drivers, ou modificação das mesmas poderá não ser uma solução para os miners que adoram comprar placas gráficas para minar, e depois as vender aos gamers, quando o mercado das moedas virtuais começa a cair.
Em suma, ainda não sabemos muito bem como é que a NVIDIA irá lidar com toda a situação… Mas é inegavelmente muito interessante que algo está a ser feito!
Afinal de contas, para a NVIDIA, tanto faz se uma placa é vendida a um gamer ou a um miner, o dinheiro a entrar é exatamente o mesmo. No entanto, em questões de marketing e comunidade, isto é extremamente positivo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!