Como deve saber, a consola de nova geração da Sony vem com um comando completamente novo, o DualSense! É basicamente uma versão melhorada do velho DualShock 4, que chegou ao mercado com um design renovado, e ainda suporte a duas funcionalidades super interessantes que se focam sobretudo na imersão do jogador naquilo que se está a passar no ecrã.
No entanto, parece que o comando também vem com um defeito que começou recentemente a transformar-se para uma dor de cabeça para os jogadores sortudos o suficiente para terem conseguido meter as mãos numa PS5… Estamos a falar do “drifting” dos analógicos do comando.
O comando da PS5 tem um problema de “drifting”. O que é isto?
Portanto, este fenómeno não é de todo uma grande novidade, nem sequer é exclusivo dos comandos das consolas PlayStation. No entanto, parece que com todo o hype à volta do lançamento da consola de nova geração da Sony, uma firma de advogados decidiu pegar no defeito para meter a gigante Japonesa em Tribunal, por conduta fraudulenta e injusta.
O que é o “Joystick Drift”?
Muito resumidamente, a consola começa a detetar movimento em um ou nos dois analógicos, mesmo quando não lhes toca. É quase como se fosse um fantasma a jogar por si.
Curiosamente, o mecanismo que dá vida aos joystick é o mesmo em quase todos os comandos modernos, incluindo o DualShock 4 da PS4. Por isso, é provável que a culpa não esteja aqui, mas sim num outro componente mais pequeno, o “potenciómetro”.
Afinal de contas, cada Joystick tem dois destes componentes, um para o movimento “cima/baixo” e outro para o movimento “esquerda/direita”. E pelos vistos, segundo o iFixit, estes componentes não têm a qualidade indicada para serem usados num comando deste tipo.
Em suma, parece que a Sony cometeu alguns erros no design do comando, ou pelo menos na escolha de alguns componentes. Por isso, tem agora advogados à perna. Entretanto, não é certo que todos os comandos DualSense sofram deste problema, mas fique atento ao seu.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!