Há alguns dias atrás, questionámos os nossos leitores quanto às suas práticas de carregamento, no uso dos seus portáteis nestes tempos pandémicos, isto ao mesmo tempo que sugerimos algumas boas práticas, de forma a que consigam estender ao máximo o tempo de vida útil da bateria dos seus computadores.
Afinal de contas, ao contrário de outros tempos, hoje em dia não é nada fácil trocar de bateria, visto que a mesma deixou de ser removível. Algo que claro está, também aconteceu no mundo dos smartphones!
Dito isto, o smartphone é inegavelmente muito mais usado e mais mal tratado, em relação a um vulgar portátil.
Por isso, hoje vamos tentar perceber o que são boas práticas de carregamento para um smartphone. Algo essencial, visto que os utilizadores estão cada vez mais agarrados a este aparelho, e com mais resistência quando chega a hora de trocar por um modelo novo.
(Especial) Anda a carregar bem o seu smartphone? Provavelmente não
Portanto, qualquer utilizador anda sempre há procura de novas maneiras de melhorar a autonomia da bateria do seu smartphone, ao mesmo tempo que a tenta preservar.
Sim, é verdade que hoje em dia temos várias formas de carregamento rápido no mercado, de forma a garantir que ninguém fica sem “sumo” ao longo do dia. No entanto, as baterias de lithium-ion fechadas nos nossos smartphones não duram para sempre, e como tal, é sempre boa ideia tentar protegê-las de danos extra.
Afinal de contas, se por acaso já tem o mesmo smartphone há mais de um ano, é provável que a autonomia já não seja a mesma. Mais de 2 anos, e aguentar um inteiro já fica complicado…
Como prolongar a vida da bateria de um smartphone?
Muito resumidamente, ciclos de carga curtos mas regulares, e manter o telemóvel fresco são bons objetivos para se ter.
Mas como é isto se faz? Siga estas dicas:
- Evite carregamentos até 100%, o que claro está, inclui não carregar durante a noite. (Prefira carregar o telemóvel ao longo do dia)
- Acabar um carregamento pertos dos 80% é melhor para a bateria. Sim, nós sabemos que os 100% são muito apelativos, mas dessa forma irá limitar o tempo de vida da bateria.
- Carregamentos rápidos? Apenas quando forem realmente necessários. (Este tipo de carregamento aquece muito a bateria!)
- Mantenha o seu telemóvel longe de sítios quentes.
- Se possível, desligue o telemóvel enquanto este carrega. E não o use enquanto este carrega.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!