Quer uma das recentes RTX 30? Não consegue, estão esgotadas.. Então, vai apostar em uma das RTX 20 ou GTX 16? Também não consegue, estão esgotadas, ou estão muito acima do seu preço normal.
A RTX 3060 com 12 GB de memória está prestes a chegar ao mercado a 330€! Ahah, não não está! Apesar de ser a placa gráfica RTX 30 com mais stock até agora, e de ser um modelo mais focado na gama média, as lojas já a listaram muito perto dos 700€. E claro, muito provavelmente vão desaparecer rapidamente das prateleiras, mesmo a este preço.
Então… Qual é a solução? Pois bem, aparentemente, passa por comprar uma GTX 1050 Ti, uma placa gráfica de gama média/baixa, originalmente lançada em Outubro de 2016.
NVIDIA está mesmo a apostar numa placa de 2016 para combater a ‘crise’
Portanto, a NVIDIA apostou mesmo na produção da GTX 1050 Ti para tentar arranjar uma solução para o estado atual do mercado de placas gráficas. É uma decisão que muito resumidamente nos demonstra o estado das coisas… Afinal, uma gigante como a NVIDIA ter de apostar em hardware com 5 anos, não é de todo uma boa notÃcia.
Mas talvez pior que isto, é encontrar unidades da GTX 1050 com 4GB de memória GDDR5 a 499$ em alguns sites gigantescos como a newegg ou Amazon. Mas isto são ainda vestÃgios dos stocks antigos, visto que a GTX 1050 Ti está agora a aparecer em várias lojas internacionais a 179$, um preço mais alto que o original, mas que ainda assim, pode ser aceitável tendo em conta o mercado atual.
Porquê esta aposta numa placa gráfica com quase 5 anos?
Muito resumidamente, a Samsung não tem matéria prima para produzir mais RTX 30, especialmente porque os Yields ainda não estão ao nÃvel desejado pela gigante Sul Coreana e NVIDIA.
Além de tudo isto, temos o facto de a memória GDDR6 ser neste momento rara e cara. Por isso, apostar numa placa gráfica com memória GDDR5 é uma estratégia lógica por parte da empresa. Porquê a GTX 1050 Ti?
É uma placa gráfica decente para jogos em Full HD, que apenas conta com 4GB de memória. Ou seja, não é um alvo aliciante para os miners, sendo extremamente barata de produzir em massa.
Desta forma, é possÃvel meter placas no mercado, a um preço apelativo, sem medo que estas desapareçam para ir minar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!