Os chips baseados na arquitetura ARM apenas têm ganho popularidade no mundo tech. Para ter noção, 99% de todos os smartphones são baseados em processadores deste tipo. No entanto, as gigantes da indústria que dependem do trabalhar da ARM estão agora bastante preocupadas com o seu futuro...
É que caso não saiba, a NVIDIA está neste momento a finalizar a compra da empresa por uns incríveis 40 mil milhões de dólares, e apesar daquilo que a gigante das placas gráficas tem vindo a dizer, ninguém acredita que a NVIDIA queira gastar todo este dinheiro, para simplesmente licenciar tecnologias a rivais diretas.
Gigantes do ARM não querem controlo da NVIDIA!
Portanto, como toda esta história chega um pouco mal, a Qualcomm, Microsoft e Google estão a movimentar todos os cordelinhos possíveis e imaginários para que os reguladores de mercado tentem impedir a aquisição.
Afinal, apesar de estas serem as mais vocais sobre o assunto, a Apple, Samsung, Intel, AMD, NXP, MediaTek e até a Huawei, estão muito atentas ao que está a acontecer, visto que dependem dos núcleos desenvolvidos pela ARM como de pão para a boca. E claro, com a NVIDIA ao leme da empresa… Os acordos de licenciamento poderão ficar mais caros, e alguma tecnologia poderá ser fechada a 7 chaves para uso exclusivo da NVIDIA.
Por isso, a Qualcomm, que tem liderado o ataque à aquisição, quer mesmo que tudo seja bloqueado e finalmente cancelado. Tudo porque a ARM tem sido tida como uma grande bandeira da concorrência saudável. Graças ao seu modelo de negócio, que curiosamente, é único no mundo do hardware.
Entretanto, a NVIDIA está a planear manter o mesmo modelo de negócio. Isto ao mesmo tempo que adiciona alguma da sua própria tecnologia patenteada para o “monte”. Mas claro, o grande objetivo da gigante das placas gráficas é mesmo dominar todas as áreas da computação.
Em suma, gigantes como a Microsoft, AMD, Google, Amazon, Qualcomm, Samsung, etc… Estão a investir forte e feio no ecossistema ARM. Por isso, não querem ver o tapete retirado de debaixo dos seus pés de um momento para o outro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!