Como deve saber, apesar de quase toda a gama de smartphones Samsung Galaxy contar com ecrãs OLED, a gigante Sul Coreana optou por não apostar nesta tecnologia no mundo das TVs, deixando as TVs OLED apenas e só para as garras da rival LG.
No entanto, parece que as coisas vão começar a mudar já no próximo ano, altura em que a Samsung está a planear lançar os primeiros produtos baseados numa espécie de fusão entre o melhor que o QLED (Quantum Dot) e o OLED têm para oferecer… Abram alas às TVs Samsung QD-OLED!
QD-OLED!? Samsung vai apostar forte nas TVs OLED em 2022
Portanto, parece que a Samsung Display e a Samsung Electronics chegaram a acordo para lançar a primeira TV QD-OLED já no próximo ano!
Mas o que é o QD-OLED?
Caso não faça qualquer ideia do que estamos a falar, o QD-OLED é um design híbrido que tenta levar o melhor do Quantum Dot e o melhor do OLED para um único produto. Ou seja, conseguir o brilho e cores das TVs QLED, e profundidade de pretos das TVs OLED.
Uma jogada bastante interessante por parte da Samsung, mas que também parece um pouco estranha… Ao fim ao cabo, a empresa parecia bastante focada no Mini-LED e MicroLED, afirmando por mais que uma vez, que estas seriam as tecnologias do futuro.
Aliás, as novas Samsung Neo QLED deverão chegar às prateleiras nas próximas semanas! Primeira gama baseada na tecnologia Mini-LED da gigante Sul Coreana.
Contudo, isto pode não ser uma simples mudança de direção! Mas sim um aproveitamento do estado do mercado atual.
Desta forma, além de aumentar a gama de produtos, de forma a corresponder a toda a procura. A Samsung também molha os pés em segmentos de mercado diferentes.
Afinal, devido à pandemia de COVID-19, a procura por TVs aumentou de forma bastante drástica. Especialmente para os lados da Samsung, que é quem mais vende TVs no mercado.
Em suma, ninguém sabe muito bem o que isto vai dar, se o QD-OLED vai ser uma grande aposta da Samsung, ou se servirá apenas para testar as águas. Mas imagine que a LG se via agora com uma nova rival no mundo OLED? A coisa ficaria inegavelmente muito interessante, e muito provavelmente, muitas das fabricantes que compram à LG (como a Sony ou a Xiaomi), ficariam tentadas em saltar para o barco da Samsung.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!