Foram enviados 333 milhões de SSDs para as lojas em 2020

Já não é grande novidade para ninguém que o mercado ultrapassou completamente o armazenamento mecânico (HDD) para apostar tudo o que tem nos SSDs. Afinal de contas, até as consolas de nova geração fizeram uma grande aposta neste tipo de armazenamento, especialmente a Sony com a sua PS5, que oferece a possibilidade ao utilizador de expandir a capacidade de armazenamento da consola através de um SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

Mas tem noção de quantos SSDs foram postos nas prateleiras em 2020? 333 milhões! Um número impressionante, especialmente quando temos em conta que foi um ano marcado pela pandemia de COVID-19 e confinamentos um pouco por todo o mundo.



Foram enviados 333 milhões de SSDs para as lojas em 2020 (207 ExaBytes)

ssd

Portanto, de acordo com a TrendFocus, foram enviadas para as prateleiras cerca de 333 milhões de Solid State Drives (SSDs) durante o ano de 2020. Graças a esta marca, o mundo dos SSDs ultrapassou finalmente o velhinho ‘HDD’, que ainda assim conseguiu chegar ao muito interessante número de 260 milhões de unidades.

Contudo, em termos de capacidade, os velhos HDDs continuam na liderança, visto que o curto por GB ainda é superior no lado dos SSDs. Para ter noção da diferença, os SSDs perfazem 207 Exabytes, enquanto os HDDs ultrapassam o Zettabyte.

Entretanto, a capacidade média de um SSD anda pelos 0.67 Terabytes, enquanto a capacidade média de um HDD anda pelos 4 Terabytes. É exatamente por isto que os HDDs estão a perder terreno mas continuam a ser um sucesso. Ao fim ao cabo, é muito mais fácil e barato meter as mãos em capacidade real de armazenamento ao apostar num HDD, em vez de num SSD.

Ainda assim, o mercado de SSDs goza de uma taxa de crescimento anual de 20.8%, o que é simplesmente incrível. Entretanto, os HDDs estão a cair 18% ao ano.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também