Os recentes processadores AMD Ryzen 5000 e gama de motherboards X570/B550 que por sua vez levam estes mesmos CPUs ao máximo das suas capacidades, foram recebidos com crÃticas espetaculares! Com muito boa gente a afirmar que a AMD foi finalmente capaz de apanhar a rival Intel no campo da performance.
No entanto, parece que estes processadores estão a sofrer de taxas de defeito e de falhas alarmantes, especialmente em comparação à rival Intel.
AMD está forte no mercado, mas desilude na taxa de defeitos
Portanto, recentemente vieram a público vários especialistas e empresas focadas na montagem de PCs entusiastas, dizendo que a plataforma CPU + Motherboard da AMD sofre bastante na percentagem de componentes com falhas. Especialmente a PowerGPU, que já apanhou quase 20 processador DOA (Dead on Arrival) nas últimas remessas. Para ter noção, em comparação, a Intel apenas apresentou um 9700K DOA.
Entretanto, como deve saber, a AMD está a ter alguns problemas na produção dos novos Ryzen 5000 mas também dos mais antigos Ryzen 3000. Afinal de contas, é tudo feito nas linhas de 7nm da TSMC! As mesmas linhas que também produzem todas as placas gráficas da marca, e até os SoCs que dão vida às consolas de nova geração da Sony e Microsoft.
A PowerGPU afirma que a situação não é normal! E que apenas começou a ver isto a acontecer com o lançamento dos Ryzen 5000, e recentes versões das motherboards X570 e B550. O que por sua vez parece passar a ideia que a AMD relaxou um pouco o controlo de qualidade para tentar responder a todas as encomendas.
Além da PowerGPU, outras empresas também já vieram a público confirmar as afirmações. Além disso, o criador do CTR, 1usmus (Yuri Bubliy), também já veio comentar que várias unidades dos Ryzen 5000 trazem fracas capacidades de FCLK OC, e tags CPPC erradas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!