Vale a pena mudar de processador? A resposta para esta pergunta passa por um sim, mas também por um não. ou seja, muito resumidamente, depende do seu PC e da sua utilização do mesmo.
Vale a pena mudar de processador para ter mais nĂșcleos?
Portanto, se por ventura apenas quer jogar, ter um processador quad-core ou hexa-core Ă© mais do que suficiente para 99% dos jogos. (Esta resposta nĂŁo Ă© muito popular entre os jogadores mais entusiastas… Mas Ă© a mais pura das verdades. Para jogar nĂŁo precisa de um Ryzen 9 5950X ou Intel Core i9 10900K! Ă exatamente por isto que os Ryzen 3600 e Intel Core i5 10400F sĂŁo tĂŁo populares na gama mĂ©dia.)
Além disso, para gaming, a placa gråfica é quase sempre mais importante que o processador. Por isso, se tem um CPU mais ou menos moderno e capaz, pode ser boa ideia pegar no dinheiro e comprar uma placa gråfica mais potente. (Se a conseguir encontrar neste louco mercado!)
No entanto, no outro lado da moeda, para tarefas computacionais mais intensas como simulaçÔes, renderizaçÔes, ediçÔes, etc… Ter mais nĂșcleos poderĂĄ mudar a sua vida! Especialmente se o seu trabalho depende deste tipo de tarefas, e ter um processador mais apetrechado poderĂĄ resultar numa poupança de vĂĄrios minutos ou horas por dia.
Dito isto, se por ventura nĂŁo anda a fazer computação super pesada, e apenas quer melhorar o seu PC… O dinheiro que poderĂĄ gastar num novo processador, poderĂĄ ser utilizado noutras coisas como numa atualização da memĂłria RAM ou armazenamento. Por isso, antes de pensar em trocar de componentes, ou comprar um PC novo, Ă© sempre boa ideia ter em conta o que faz ou precisa de fazer na sua mĂĄquina.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo nos comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!