Ainda se lembra da aquisição da ARM por parte da gigante NVIDIA? Foi algo que fez correr muita tinta há alguns meses atrás, e que claro, ainda não convenceu muitos dos especialistas, nem muitas das empresas mais importantes da indústria.
Afinal de contas, a Microsoft, Google e Qualcomm estão com muitas dúvidas relativamente ao negócio. Mostrando preocupações relativamente à forma como a NVIDIA poderá mudar as regras do jogo, o que claro está, tem um claro impacto em vários mercados.
Microsoft, Google e Qualcomm não querem ARM nas mãos da NVIDIA
Portanto, as três gigantes (Microsoft, Google e Qualcomm) estão em constante comunicação com os mais variados reguladores de mercado para tentar evitar que aquisição vá em frente. Porquê? Receios que a NVIDIA mude a forma como a ARM licencia a sua tecnologia a terceiros.
Claro que entretanto, a NVIDIA já afirmou que não irá mudar a forma como as coisas foram feitas até aqui. Aliás, o CEO Jensen Huang já veio a público dizer que o modelo de licenciamento vai continuar a ser exatamente o mesmo. Ou seja, esta jogada não serve para limitar os clientes, alguns deles rivais da NVIDIA noutros mercados.
Contudo, qual é a vantagem da NVIDIA em meter as mãos em cima da ARM, a troco de muitos milhões de euros, para simplesmente manter tudo aberto a todos?
É algo que preocupa muito as empresas já referidas, especialmente a Qualcomm, que deve à tecnologia da ARM muito do seu portfólio já no mercado e em desenvolvimento. Curiosamente, tudo indica que a Microsoft e Google também estão a trabalhar em chips ARM proprietários, tendo como base designs da empresa.
O que vai sair daqui? Temos de esperar mais um pouco para saber.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!