Anda à procura de uma nova placa gráfica? As coisas não estão fáceis pois não? Aparentemente, vão ficar ainda piores.
Infelizmente, apesar da esperança de muitos entusiastas, e até das fabricantes, parece que os problemas de produção não vão desaparecer no início de 2021.
- (Promoção) Versão Global do Xiaomi Mi 11 chegou a 569€!
- Mining com placas gráficas já está a causar apagões no Irão
Placas gráficas vão ficar mais raras e mais caras!
Portanto, segundo o reputado Tom’s Hardware, que entretanto recebeu informações da retalhista Europeia Alternate, as coisas não só não vão melhorar no primeiro trimestre do ano, como vão ficar ainda piores.
Especialmente no caso das RTX 3080 e RTX 3060 Ti, que parecem ser as placas mais raras até agora, com os distribuidores a receberem um stock muito limitado, ou mesmo nenhuma unidade. (Apesar do número de encomendas continuar a subir…)
Por isso, segundo a Alternate, os preços relativos à RTX 3080 vão continuar a subir, muito provavelmente para níveis impossíveis de imaginar há alguns meses atrás. Entretanto, quem anda atrás de uma RTX 3070 ou RTX 3090 parece estar com um pouco mais de sorte, visto que as listas de espera são ligeiramente mais pequenas.
Qual é a razão para o problema persistir, e piorar no ano novo?
Muito resumidamente, o ano novo Chinês vem complicar um pouco a situação já a partir do dia 12 de Fevereiro, visto que muitas fábricas deverão encerrar entre 1 a 2 semanas. Além disto, a escassez de matérias primas parece continuar, especialmente no campo dos substratos. O que claro está, complica a vida às gigantes da produção de semicondutores como a Samsung e TSMC.
Em paralelo, os gamers vão ter também de lidar com uma nova loucura relacionada com o mining, visto que o Ethereum não para de aumentar. Aliás, até os mais recentes portáteis equipados com placas RTX 30 parecem estar agora a voar das prateleiras para alimentar esta prática.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!