Muitos especialistas na indústria não gostam do Face ID, por simplesmente não compreenderem o porquê de não se usar a muito mais simples impressão digital, que funciona de dia, no escuro, e basta meter um dedo no sítio certo. Uma preocupação que ganhou alguma razão a partir do ano passado, quando o Face ID simplesmente deixou de funcionar devido ao uso obrigatório da máscara. Ou seja, enquanto todos os utilizadores de iPhone andam a usar o código há quase um ano, quem tem um smartphone Android, continuou a utilizar a sua fiel impressão digital.
É algo que a Apple sabe que anda a irritar os utilizadores, e por isso, anda a tentar arranjar uma solução. (Aliás, alguns rumores até mencionam o regresso do Touch ID com o iPhone 13!).
Farto de não ter Face ID? A Apple permite desbloqueio com o relógio
Portanto, com o lançamento do WatchOS 7.4, a Apple trouxe a funcionalidade “Unlock with Apple Watch” para o iPhone. Sim, para o iPhone, porque a funcionalidade já existe no macOS há algum tempo.
Desbloqueio com o Apple Watch? Como é que isto funciona?
Antes de mais nada, é preciso ter em conta que o Apple Watch não substitui o Face ID, em vez disso, é uma espécie de complemento. Ou seja, quando o iPhone não conseguir ler toda a face devido ao uso da máscara, o smartphones vai enviar um “ping” para o Apple Watch… Se este estiver desbloqueado no pulso do utilizador, o Apple Watch vai enviar um outro ping de autenticação para o iPhone, permitindo assim o desbloqueio.
Contudo, se quer utilizar já a nova funcionalidade, tem de ter alguma calma, visto que apenas está disponível no iOS 14.5 beta e WatchOS 7.4 beta. Por isso, se não gosta de utilizar versões beta, ainda vai ter de esperar mais alguns dias.
Entretanto, é preciso ter em conta que isto apenas funciona com o desbloqueio do smartphone, para compras e instalação de apps, o Face ID continua a ser o modo de autenticação primário.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!