O consumidor Português sempre teve a mania que consegue ter as coisas de borla sem correr algum tipo de risco. Especialmente quando se fala de serviços de TV pela Internet… Contudo, a verdade é que a União Europeia está cada vez mais atenta a este mercado paralelo, e se no passado havia pouco perigo envolvido com a prática, em 2021, as coisas já não são bem assim.
Dito tudo isto, foi feito um questionário a mais de 1000 utilizadores Europeus, para se perceber afinal qual é a opinião do público em relação a este tema.
- Sony confirmou! A PlayStation 5 é vendida abaixo do seu preço real!
- O Linux apostou no IPTV! Será uma forma de chamar utilizadores?
(IPTV Pirata) Qual é a opinião do público?
Portanto, estamos a falar de um inquérito realizado no Reino Unido pela FACT (Federation Against Copyright Thef), que apresenta resultados interessantes… Que contudo, também parecem ser um pouco diferentes da realidade do mercado.
Antes de mais nada, este questionário acontece logo após o inicio de uma campanha de marketing no país, contra o IPTV Pirata. Campanha essa que liga este ‘fenómeno da pirataria’ ao malware, fraude, gangues e usurpação de identidade. Além disso, os responsáveis pelo inquérito fizeram questão em dar alguma afirmação adicional, que claro está, mudou a opinião de alguns dos inquiridos.
Mas vamos ao números, que isso é que interessa…
No Reino Unido, cerca de 62% dos inquiridos respondeu que não conhece os riscos do IPTV Pirata e Streaming ilegal de conteúdo desportivo.
Dito tudo isto, após a explicação dos responsáveis pela FACT, 390 dos 1003 inquiridos afirmaram que iriam ter mais cuidado com a prática, chegando ao ponto de avisar familiares e amigos. Contudo, a grande maioria dos inquiridos apresentou sérias dúvidas acerca dos vários riscos apresentados, com o estudo a meter estes 62% como ignorantes ou mal informados. (Mesmo após a explicação).
Talvez o problema esteja mesmo aqui…
Os utilizadores não têm medo dos riscos, porque as autoridades tendem a exagerar… Mas talvez mais importante que isto, porque estes ainda não estão aparentes para o utilizador comum. Especialmente quando os grandes visados pelas rusgas e ataques às redes de partilha de sinal…São sempre os donos do serviço e não os subscritores.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!