É verdade que a maioria das pessoas anda a conduzir pouco. Eu pessoalmente já não pego no carro há semanas. No entanto havemos de voltar à estrada e quando o fizermos e abrirmos o Google Maps vamos perceber que há mudanças. De facto, recorrentemente chegam novidades a esta aplicação. Dito isto, vamos perceber o que é que o Google Maps alterou na navegação.
Google Maps recebe mais uma novidade na navegação!
O novo layout, que parece estar em testes neste momento, ajusta o ecrã de opção de rota para ser um pouco mais fácil de entender. Em vez de uma grande barra branca no topo, o novo ecrã de opção de rota do Google Maps conta agora com uma barra de topo que inclui apenas o seu ponto de partida e destino. Os diferentes modos de viagem – condução, ciclismo, passeios, transportes públicos – já não estão ligados à caixa de destino.
Vamos olhar primeiro para o antigo Maps.
E agora para o novo
Os modos de transporte estão agora em destaque numa lista deslizante na metade inferior do ecrã, com informações da viagem para cada um. Há também um botão de opções, onde pode presumivelmente definir as direções para evitar autoestradas, portagens, e muito mais como refere o XDA.
Com as pessoas a conduzir menos, talvez a Google tenha achado melhor dar destaque a outros meios de transporte mais proeminentes no Google Maps.
Como referi acima esta renovação no Google Maps parece estar em testes. Assim ainda não sabemos quando irá chegar a todos.
Mas há mais uma novidade a caminho.
O Street View foi lançado há mais de uma década e realmente dá muito jeito. É que nos ajuda a identificar exatamente onde estão localizados determinados sítios. Assim para além da conveniência do mapa nos levar à porta, depois temos estas imagens para reconhecer de imediato ou edifício ou as imediações. Agora tudo vai ficar ainda melhor. Isto porque um update para o Google Maps no Android acaba de melhorar a experiência do Street View ao adicionar um ecrã dividido.
Uma novidade no Street View!
A nova versão da interface surge automaticamente quando abre o Street View depois de deixar cair um pino no mapa. Entretanto, se estiver a aceder à Street View diretamente a partir da listagem de um local, surge a interface de ecrã completo normal. Nesses casos, vai notar um botão “minimizar” no canto inferior direito como refere o site 9to5 Google.
O mapa abaixo tem os caminhos imaginários assinalados a azul, sendo que as fotografias no local tiradas por vários utilizadores surgem como pontos. Entretanto pode carregar nesses pontos para saltar rapidamente entre locais. Por outro lado, a seta azul mostra a direcção para onde está virado. Assim há menos margem para enganos.
De facto é uma forma muito mais conveniente de navegar pelos locais. Isto porque já não tem de estar a usar as setas ou outros comandos para navegar pelos sítios no Street View.
Esta novidade parece estar a chegar aos utilizadores através de uma atualização do lado do servidor nas versões mais recentes do Google Maps. Neste momento está a aparecer no cliente Android mas não no iOS.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!